Bicharada Consciente

domingo, 27 de setembro de 2009

Espetáculo trata das relações humanas como preconceito e amizade. 

O tempo frio e chuvoso da manhã de sexta-feira não impediu que pequenos e grandões lotassem a sala de teatro do Sesc de Nova Iguaçu para assistir ao espetáculo infantil “Antes que o galo cante”, da companhia de teatro “Os Ciclomáticos”.

O grupo, que está na estrada há mais de 13 anos, tem nesse espetáculo sua primeira experiência com o público infantil. É o que nos conta Ribamar Ribeiro, que, além de autor da peça também atua nela como o rato Gabiru: “Faremos uma comemoração especial com um circuito de seis espetáculos, incluindo este que é nossa primeira atuação infantil, em Paty do Alferes ainda este ano.”

“Antes que o galo cante se passa” numa floresta, onde a hostilidade que marca as relações entre os quadrúpedes e as aves serve de pano de fundo para o romance entre um sabiá e uma gata. Com um cenário a um só tempo bonito e simples, um figurino bem colorido e a iluminação apropriada, o grupo conseguiu prender a atenção da garotada durante todo o espetáculo. Com olhos atentos e ouvidos abertos premiados com as lindas canções entoadas, todos se rendiam aos encantos dos personagens.

Em seu lado cômico, a peça mostra as trapalhadas de uma arara muito louca, um calango de andar engraçado e uma galinha da Angola com legítimo sotaque português, além das brigas entre duas irmãs feiticeiras: borboleta (a boazinha) e mariposa (a interesseira).

De cunho bastante educativo, o espetáculo suscita reflexões sobre variados assuntos como preconceito, ambição, desigualdade, ressaltando os valores da amizade, companheirismo e união. Traz à tona ainda a questão da relação entre pais e filhos adotivos, que na peça se traduz no afeto do Rato Gabiru pela filha adotiva, a Gata Malhada.

Tais aspectos deixaram atentos os sentidos dos inúmeros alunos e alunas do curso normal que estavam presentes: “Como futuros educadores é fundamental que estejamos em contato com atividades como esta, ajuda muito na nossa formação e desempenho.” – afirma a estudante Aline Souza, aluna do 3º ano do curso normal.

O público, que aplaudiu de pé, deixou o teatro com um sorriso de satisfação no rosto. A pequena Larissa, de 6 anos, achou tudo lindo e vai voltar nas próximas peças. “A roupa da borboleta era muito linda e a gata também era muito fofinha.”, diz ela, entusiasmada.

Para saber mais sobre o grupo, acesse http://www.osciclomaticos.blogspot.com/

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI