Tudo junto e misturado

domingo, 27 de setembro de 2009

Artista da Baixada participa do Encontrarte e revela trajetória

Música, teatro e poesia. Tudo junto e misturado ao mesmo tempo”. Essa frase, dita por Beto Gaspari, músico, cantor e compositor, 46 anos, morador de Duque de Caxias, caracteriza como o EncontrArte 2009 vem atuando desde sua primeira edição, promovendo uma mistura de artes cênicas e música de qualidade para entreter, divertir e apresentar novos e antigos talentos da Baixada Fluminense.

Para o compositor, toda expressão cultural é “uma janela para um novo mundo, onde é possível para quem faz e quem a consome descortinar um mundo maravilhoso de infinitas possibilidades”. O artista, agora já reconhecido pelo trabalho, se apresentou na manhã de quinta-feira no EncontrArte, fazendo a abertura da peça ‘Antes que o Galo Cante”, da Cia. de Teatro Os Ciclomáticos.

A paixão pela música o acompanha desde a infância, mais especificamente quando tinha seis anos de idade. O pai, Roberto da Rocha Ribeiro, era seresteiro e promovia modas de viola e sanfona nos bailes na fazenda. “Costumava ficar ao lado do rádio do meu pai ouvindo e cantando”, diz Beto, agora com 23 anos de carreira.

Sentindo-se lisonjeado pelo segundo convite para o festival, Gaspari relembra sua primeira participação no evento. “No ano passado me apresentei juntamente com a Companhia de Arte Popular, ‘A incrível peleja de Simão e a Morte’, um espetáculo de cordel com músicas de minha autoria”, salienta.

Beto acumula, com sua trajetória musical, dois CDs: “Quem são os novos da MPB?”, de 2003, pelo selo Puro Som, e “Das águas’, do mesmo ano, mas com produção independente. Segundo Gaspari, não fosse a ajuda de alguns amigos, não teria lançado o seu trabalho mais recente. “Para angariar fundos, alguns conhecidos iniciaram um movimento cultural denominado ‘Das águas’. Venderam cerca de 350 CDs antecipados, o que me permitiu dar o pontapé inicial na produção. Por fim, o movimento deu nome ao CD”, destaca Beto.

Durante sua apresentação, Gaspari emocionou uma plateia formada por estudantes do ensino médio das escolas da região cantarolando, com sua inseparável viola, sucessos de artistas como Tom Jobim, Toquinho e Vinicius de Moraes, músicos inspiradores do seu trabalho. No divertido repertório, vale dar uma atenção especial a músicas como “O pato”, de Vinicius de Moraes e “Aquarela”, de Toquinho. O público mostrou-se bastante receptivo. “Acho-o um artista singular”, conta Flávia Fernandes, 17, aluna do Instituto de Educação Rangel Pestana. “Já havia assistido o show no Top Shopping, em uma quinta-feira. Ele é simplesmente divino”.

O músico se despediu da apresentação aclamado por todos que esperavam o inicio da peça. E em meio a assobios e salva de palmas Gaspari confessa. “Estou emocionado e tocado por essas pessoas. Espero retornar e que o festival cresça a cada ano.”

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI