A cara do blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

por Lucas Lima



Dando uma parada na estressante tarde de debates do segundo dia da III Conferência Municipal de Cultura de Nova Iguaçu, o secretário de Cultura e Turismo Marcus Vinícius Faustini comandou o lançamento oficial do portal Cultura NI.

O portal é herdeiro da experiência do Jovem Repórter, que, tal qual o Cultura NI, tinha o formato de blog e era totalmente produzido pelos jovens da Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu. “Quando demos início à gestão, percebemos que tínhamos que criar um projeto de jovens”, lembrou o secretário. Outro importante projeto envolvendo a juventude iguaçuana é a Escola de Pesquisa, coordenada pela antropóloga paulista Marcella Camargo.

O portal Cultura NI, coordenado pelo escritor Julio Ludemir, cobrirá as ações culturais da cidade e as políticas públicas formuladas pela SEMCTUR. “O blog vai acompanhar as diversas ações da Secretaria, da sociedade civil, eventos, personagens e personalidades”, anunciou o secretário. A ideia é mostrar a identidade cultural do município, para que os agentes e a própria população saibam o que está acontecendo.


Uma das seções do blog que o secretário mais aposta é “RJ por NI”, onde os jovens repórteres farão uma leitura das ações culturais da metrópole. O secretário convocou a classe artística, que lotava o auditório do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, para não apenas acompanhar a publicação, mas também dar sugestões, opiniões e criticas.

Ao lado dos jovens repórteres, que produziram mais de 20 matérias ao longo dos dois dias da conferência, o escritor Julio Ludemir lembrou uma das falas de Marcus Vinicius Faustini na abertura dos trabalhos para explicar a filosofia do blog. “A cara desses jovens é muito parecida com a cara de vocês, que estão produzindo cultura em Nova Iguaçu”, disse o coordenador.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI