Cultura para todos!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

por Mayara Freire

Depois de sete pré-conferências em diferentes bairros de Nova Iguaçu, a tão esperada III Conferência Municipal de Cultura de Nova Iguaçu terá início hoje, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. Nos dias 23 e 24 de outubro, os secretários de cultura, membros do Conselho Municipal de Cultura e agentes culturais irão discutir propostas para o plano cultural do município, além de levantar questões para a II Conferência Nacional, que ocorrerá no próximo ano. A expectativo dos organizadores é que o evento atraia pelo menos 500 pessoas.

Depois da solenidade de abertura, prevista para as 9h30, cinco grupos serão formados para discutir os eixos temáticos definidos pelo Ministério da Cultura: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa, assim como Gestão e Institucionalidade da Cultura. Os trabalhos do primeiro dia devem terminar às 14h.

No segundo dia da conferência, cujos trabalhos irão das 9h às 18h, os grupos de discussão se dedicarão à cidade de Nova Iguaçu. Serão apresentadas as propostas discutidas nas pré-conferências para o Plano Municipal de Cultura e a Pauta Nova Iguaçu, além dos eixos temáticos da II Conferência Nacional de Cultura e os Sistemas Nacional, Estadual e Municipal. Ao final da conferência, terá o plenário final sobre as propostas discutidas, além da eleição dos Conselheiros Suplentes do município e a eleição de delegados para a Conferência Estadual de Cultura.

O secretário adjunto Écio Salles contou que, além da importância de promover discussões sobre cultura na cidade, o evento pretende dar amplitude à conferência nacional. “Temos uma expectativa da presença significativa dos delegados para a conferência. Queremos conseguir ter voz, mostrar nossas propostas, se afirmar como município e trazer mais investimentos”, afirma ele, que conta com a participação de todos os interessados em cultura na cidade. "Essa conferência é relevante para os militantes, dirigentes de organizações, artistas e o público em geral”.

Para participar, é aconselhável chegar ao local antes da abertura para fazer credenciamento.

1 Comentários:

Dr. Castilho disse...

a cultura é o caminho !!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI