Oportunidade incrível

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

por Larissa Leotério

Conferência de cultura tem que ser fundamental na agenda do eixo estratégico da cidade”, defende Maria Antônia Goulart, a coordenadora do Bairro-Escola. Ela acredita que a cultura promove a transformação cotidiana e que a discussão é o ponto de partida.

Trazer para a Conferência Municipal de Cultura debates como institucionalização e participação ativa no Conselho de Cultura, torna construtores da política democrática da cidade as pessoas que antes ficavam sempre nas mesmas reclamações e lembrando dos mesmos problemas. “A institucionalização dos grupos que já tinham trabalho, mas que não tinham as inúmeras certidões, comprovantes e outras burocracias é uma luta que está sendo ganha no dia-a-dia”, conta Maria Antônia.

Esta parceria, de governo e sociedade civil, está sendo consolidada e sendo bem recebida pelos artistas. “Temos agora condições de repassar e dar acesso aos recursos, para continuar avançando”, comemora a coordenadora de um dos projetos mais bem sucedidos do governo.

Como nem só de elogios pode ser feita uma boa fala, Maria Antônia ressalta a importância da participação no Conselho Municipal de Cultura. “Não basta ter trabalho”, lembra. “Precisa participar dessa oportunidade incrível”. Ela se sente convencida também de que quanto mais se fortalece a cultura, mais se deve empoderar o conselho. Os grupos também terminam se beneficiando ao longo desse processo.

Para viabilizar esta interação, ela também observa os editais públicos como instrumentos fundamentais para todos. Os que têm trabalho reconhecido ou não, os mais famosos e os menos conhecidos. Qualquer um pode participar e fazer a defesa oral de seu projeto.

E o que for questão definida no Conselho e na Conferência precisa ir para a Câmara Municipal como questão definida, para ser mais uma medida de descentralização dos fomentos à cultura. “Nova Iguaçu está pautando o Brasil a fora com seu pioneirismo”, afirma. “Cultura tem que ser o eixo estratégico de desenvolvimento na cidade, para que possamos incorporar essas medidas às diretrizes do governo”.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI