Não deixem o hip-hop morrer

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

por Edson Borges Vicente


Os jovens Felipe Siqueira Tavares, 16 anos, e Jeferson Miranda da Silva dos Santos, 15 anos, marcaram presença na Pré-conferência Municipal de Cultura do Bairro Nova Era na última terça feira, dia 20. O objetivo dos dois era apresentar uma performance musical com canto e dança, mostrando a cultura Hip Hop no fechamento das discussões da conferência.

Felipe é rapper desde pequenininho. Mas a aposta em seu dom se deu no ano passado, quando se reuniu com o amigo Cristiano Miranda da Silva na escola para formar a dupla ‘Cristian e Siqueira’. Suas primeiras músicas foram compostas em homenagem às suas namoradas. Orgulhoso de ser poeta, ele sabe de cor a tradução de RAP (Ritmo e Poesia), e sonha ver sua música na boca da galera. Para isso resolveu ir à conferencia mostrar seu trabalho. Ele também é aluno da oficina de graffite do CISANE.

Felipe (ou Mc Siqueira) chamou o amigo Jéferson, que é irmão de Cristian, para ir à conferência de Cultura. “Vai ter uma parada de cultura e a gente pode mostrar o que a gente faz”, disse ele, que não quer deixar que a cultura Hip Hop morra em Nova Era. Para o rapper, muitas pessoas gostam de Hip Hop, mas falta apoio para os artistas. “Falta alguém que chegue e fale: ‘vamos fazer um projeto, apoiar a cultura Hip Hop aqui em Nova Era”, lamenta.



Já Jeferson curte mais a dança. Morador de Nova Era desde que nasceu, ele despertou o interesse pelo Hip Hop junto com um grupo de amigos, quando tinha dez anos. Ingressou em uma oficina do programa Escola Aberta em um Ciep no Marco II, onde conheceu outros amigos que curtem o Break.

Jeferson não sabia da Conferência, na qual só foi para para dançar ao som do RAP do amigo Siqueira. Para ele, falta espaço para ampliar a manifestação da Cultura Hip Hop no bairro. Ele conhece a galera da percussão do Afro Reage e a Rede Enraizados, mas não participa deles.

Como as discussões renderam muito – pois ninguém queria parar de falar – não foi possível a apresentação da duplas, mas eles continuam praticando cultura em Nova Era. Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho e da arte dos Mc’s Cristian e Siqueira e do dançarino Jéferson Miranda, basta ir ao CISANE de Nova Era nas oficinas de grafitte.

1 Comentários:

2k disse...

essa foi boa mas era sikeira nao siqueira gente mas valeu gostei muito mesmo brigadao quer deus os abençoe e quer o hiphop vivam no seus coraçoes

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI