A diferença do artista

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

por Larissa Leotério

A representante do Plano Estadual de Cultura foi a superintendente de Artes Eva Doris Rosental, que defende uma política cultural específica para a Baixada Fluminense. "Principalmente porque o município Nova Iguaçu foge do parâmetro, que tem apoio do governo e empenho da secretaria", afirmou.

A representante do estado reconheceu a dificuldade de elaborar um diagnóstico, já que cada município tem sua própria configuração. "Daí a necessidade de que seja um plano cíclico, vivo, que possa atender às necessidades dos dez anos em que o plano vigora."

Além disso, o Plano Estadual de Cultura conta com os indicadores oferecidos pela sociedade civil, tornando o processo mais dinâmico. "Tanto na área setorial, que são as artes cênicas, os museus e o ausiovisual, quanto na área estruturante, que é a parte da formação do agente e do produtor cultural."

O mapa do Estado do Rio de Janeiro é dividido em oito regiões. Portanto, o Plano será discutido e construído em 8 pré-conferências e uma conferência na cidade do Rio de Janeiro. O que for defendido na conferência final será levado à Alerj e deverá se manter em vigor durante todo o Plano. “Interferir e construir é uma conquista, uma revolução”, afirma Eva.

Ela acrescenta que a cultura nem sempre foi discutida assim, e que melhorou muito depois que o cantor e compositor Gilberto Gil esteve à frente do Ministério da Cultura. “Artista no governo faz a diferença”, completa. Outra grande novidade é que os municípios passaram a dialogar entre si, o que só faz reforçar a conexão entre sociedade civil e governo. "Para que nada fique desconectado, tudo está sendo construído em conjunto", afirmou Rosental, para que é importante que todos possam falar e ser ouvido.

A superintendente das Artes aproveitou a conferência de Nova Iguaçu para anunciar a união das três premiações anuais do Conselho Estadual de Cultura no Prêmio Estadual de Cultura. O prêmio oferece subsídio financeiro de R$8 mil aos artistas e atores culturais. Como não poderia deixar de ser, ele instaura um processo democrático e aceita sugestões de pessoas físicas e jurídicas pelo e-mail premiodecultura@cultura.rj.gov.br. A premiação acontece no Teatro João Caetano, dia 8 de dezembro.

Eva Doris também anunciou a criação do Portal da Cultura, que entrará no ar no final de novembro. "A ideia é conectar o Estado com a sociedade civil", afirmou. Ela conta com a colaboração de artigos e opiniões completamente livres. "Para que seja, além de informativo, vivo e real."

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI