Poesia da morte

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

por Jéssica Oliveira

A Cia. Teatral Entreato encerrou nesta sexta-feira, 02 de outubro, a programação de espetáculos do VIII Encontro de Arte Cênicas da Baixada Fluminense, o EncontrArte, com a peça A Incrível Viagem da Família Aço. Com texto de Lú Gatelli, também intérprete do personagem principal, a história trata de um assunto delicado e de difícil abordagem, principalmente quando envolve crianças: a morte de um familiar.
O espetáculo conta a história de uma família de palhaços - Pai Aço (Marcelo Gatelli), Vovózaço (Lígia Dechen), Vovôzaço (Richard Goulard) e o personagem central, Aço Júnior, um palhacinho que, no dia do seu aniversário, pede ao pai um presente que, infelizmente não pode receber: ele quer reencontrar sua mãe.
Com o desenrolar da história, o público percebe que a mãe do pequeno palhaço já não pode estar ao seu lado, pois ela faleceu. Entretanto, a história se complica ainda mais quando se nota que, por ser um assunto difícil de ser tratado com crianças, a família Aço não contou a verdade a Júnior.
Daí, uma linda e inocente história se inicia. Aço Júnior, determinado a encontrar sua mãe, roda o Brasil inteiro à sua procura, passando por muitos estados, onde conhece personagens típicos e suas mais diversas e curiosas culturas. Belos lugares, como Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Sul, fazem parte de sua rota. É no extremo sul do país que Júnior tem conhecimento da verdade. A envolvente história mistura todas as formas de arte e cultura espalhadas por nosso país, criando uma aura de encanto e fantasia, além de proporcionar ao público infantil um inesquecível primeiro contato e ao adulto mais uma deliciosa tarde teatral. Sobre a Cia. A Cia. Entreato existe desde 2000 e já rodou o Brasil inteiro com o espetáculo criado há dois anos, recebendo várias prêmios. Segundo Lú Gatelli, a ideia de montar a peça com esse tema veio a partir de uma experiência vivida por um amigo muito próximo da Cia. "Num acidente de carro, a esposa de um amigo nosso faleceu, deixando uma filhinha de dois anos. Foi uma fase que mexeu muito com a família e amigos, daí eu comecei a desenhar o texto". A atriz gaúcha conta que a companhia se propôs a abordar esse tema de uma maneira leve e poética, de forma que a criança possa entender. A companhia está fazendo o maior sucesso no Brasil inteiro e foi premiada como melhor espetáculo infantil de 2008. Além de brilhar nos palcos brasileiros, A Incrível Viagem da Família Aço pode ser vista na TevêZaço, que é seu canal de televisão no YouTube, com entrevistas, bastidores e muitos vídeos exclusivos.

1 Comentários:

Hosana Souza disse...

A Família Aço, sem dúvida, encerrou com chave de ouro o EncontrArte. Parabéns mocinha, belo texto e belas fotos.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI