Lado cômico da arte

sábado, 17 de outubro de 2009

por Camilla Medeiros

Depois de vários anos funcionando apenas com patrocínio privado, o grupo Somos a arte tirou a sorte grande com os editais de cultura da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu: ganhou um pontinho de cultura e foi contemplado com o Fundo Municipal de Cultura Escritor Antonio Fraga. O projeto no segundo edital, Malabares nas Escolas, foi o primeiro a ser colocado em prática entre os cerca de 30 ganhadores.

“Esse projeto teve ótima aceitação por todas as escolas que passamos, e isso nos surpreendeu bastante”, conta Mozart Guida, gerente executivo da Ong CPOVS (Centro de Preocupação e Organização com a Vida). O Malabares nas Escolas, que contou com a participação de mais de 15 malabaristas, passou por diversas escolas de Nova Iguaçu durante o mês de setembro, ensinando para crianças e adolescentes essa vistosa arte circense.


A história da Ong se confunde com a trajetória de Mozart Guida, que trabalha com arte desde os 14 anos, quando conheceu os malabares. Seu grupo, Somos a arte, participa há mais de 10 anos da montagem do Boi Bumbá na Baixada, além de promover o evento “Malabares e Sons” anualmente. Depois de muitos projetos desenvolvidos, seu objetivo é apresentar a arte para adolescentes e crianças como atividade alternativa.

O pontinho de cultura contemplou mais um projeto seu: “Curso de teatro com artes circenses”, que começará dia 26/10, em parceria com a Faetec e com a E.M. Monteiro Lobato, em Nova Iguaçu. Além de ensinar as técnicas teatrais, o curso apresentará aos alunos o lado cômico da arte, e técnicas circenses.

Quem se interessar em participar pode se inscrever através do email: somosaarte@yahoo.com.br ou pelo telefone: 8186-7355.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI