Hummm! Que cheirinho de cultura!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

por Fernanda Bastos e fotos por Edson Borges Vicente

Maria de Fátima da Silva, 52 anos, é cozinheira do CISANE há oito anos. Durante a pré-conferência do dia 20, ela manteve o café ao alcance de todos como um combustível para a discussão tão importante. Ao final, distribuiu deliciosos pastéis, cachorros quentes e canapés que desceram com refrigerantes geladinhos.

“Cheguei ao CISANE na época do ‘Sementinha da manhã’”, conta ela, que inicialmente trabalhou na ONG como voluntária e da qual eventualmente se afastava para procurar um emprego de verdade. Foi durante um período de desemprego que o hoje amigo Edilso Maceió a convidou para trabalhar.

Além de cozinhar para o CISANE, dona Fátima frequentou o curso de cabeleireiro da ONG e atualmente faz o curso de artesanato. “Entre todas as atividades domésticas, a que mais gosto é cozinhar”, afirma. Foi por causa desse prazer que ela chegou às 15h30min no CISANE, a fim de preparar o lanche servido para as cerca de 50 pessoas que marcaram presença na pré-conferência da última terça-feira. “Eu sirvo o lanche aqui e no espaço que tem lá em baixo”, revelou a cozinheira, que sente um prazer especial em servir os meninos e os jovens.

As oficinas do CISANE são divididas em turnos: manhã e tarde. Dona Fátima é a responsável pelo lanche dessa galerinha, para a qual serve de cachorro quente a biscoitos, passando por canapés, pastéis e bolos. Com tantos mimos, as crianças não costumam deixar de ir às aulas do CISANE.

A tia da cozinha também falou sobre a importância da Pré-Conferência: “Eu gosto da gente estar sempre sabendo o que está acontecendo ou que pode vir acontecer”, conta ela, que lembra que os cursos mais solicitados pela criançada são capoeira, dança e percussão.

Um dos jovens servidos por Dona Fátima é Maria Eduarda da Silva, sua filha de 12 anos, que faz os cursos de graffite, percussão e inglês. Maria Eduarda entrou no CISANE (Sementinha da Manhã) com 4 anos e não mais saiu. A mamãe acompanhou todo o processo de desenvolvimento da filha na cultura e sempre matou a fome de conhecimento de sua princesa.

Fica uma pergunta no ar: o que será que vai ter de gostoso na Conferência Municipal de Cultura, nos dias 23 e 24 de Outubro, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro? Só indo pra saber.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI