Raciocinando

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

por Fernanda Bastos da Silva e Edson Borges Vicente


Os jovens Aldebaram Oliveira, 18 anos e Alex Teixeira, 22 anos, que formam a Companhia de Teatro Racionais, convocaram os espectadores do Encontrarte 2009 a refletir sobre dois temas muito polêmicos: o racismo e o preconceito. Na performance do dia 30 de setembro, eles encarnaram o músico popular João e o polêmico apresentador Paulo Cidade no espetáculo “Intervalo”. A peça trata a distinção de tratamento entre o apresentador ‘Paulo Cidade’ (Aldebaram) do programa com mesmo nome e o cantor de samba João das Candongas (Alex).

Durante o intervalo, por trás das câmeras, o apresentador demonstra ser muito preconceituoso com o sambista. Porém, para defender a tese da decantada democracia racial brasileira, ele aponta outras formas de preconceito de que até mesmo o cantor não consegue se livrar. Durante a apresentação, os atores desencarnam dos personagens para interagir com público e buscar uma reflexão.

A Cia. Racionais, formada exclusivamente para o festival, reúne um estudante de direção teatral da Escola de Belas Artes da UFRJ (Aldebaram) e um jornalista recém-formado (Alex). Os dois se conheceram há dez anos, quando estudaram na atual Escola Municipal de Teatro Jornalista Tim Lopes no Centro Cultural de Nilópolis. Eles já realizaram trabalhos conjuntos, porém nunca haviam contracenado. Para Alex, a performance foi “a oportunidade” que surgiu para que a dupla pudesse participar do evento.


Você sabe com quem está falando?

Os Racionais souberam utilizar a frase muito bem empregada pelo antropólogo Roberto DaMatta, quando trata sobre a cultura brasileira. Durante uma discussão no ‘intervalo’ do programa, o apresentador e o cantor trocam farpas e disputam superioridade com um veemente ‘você sabe com quem está falando?’. Distinções de cor, de regionalismo, de cultura, entre outras, colocaram em pauta o racismo, o preconceito com os nordestinos e outras práticas igualmente condenáveis, mas ainda presentes no dia-a-dia do brasileiro. A jovem repórter Larissa Leotério e o fotógrafo Mazé Mixo foram ‘utilizados’ durante a peça como forma de colocar o público dentro da história.

Aldebaram explica que a opção por uma ‘quebra’ no início e no meio do espetáculo, quando deixam de ser João e Paulo Cidade e voltam a ser Alex e Aldebaram, foi escolhida para aproximar o público do tema estudado. “Isso faz com que o público perceba que está ali que não está viajando na história e com isso reflita com ela”, explica. “E a experiência de estar em contato direto com o público no hall é uma troca inigualável”, complementa Alex.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI