Sutil presença

sábado, 24 de outubro de 2009

por Dariana Nogueira

Nos dois dias intensos da III Conferência Municipal de Cultura, foi possível notar a variedade de atores sociais que compõe Nova Iguaçu. Homens e mulheres com ideias, pensamentos e propostas diferentes se fizeram ouvir, buscando para além da representação política, a intervenção direta nos assuntos públicos.

Essa dinâmica pôde ser visualizada antes mesmo desses dois dias reservados para a conferência geral, nas pré-conferências que ocorreram em sete bairros da cidade.

Em todos os momentos, em meio às reivindicações, debates, discussões, tensões e aplausos, apenas um olhar mais atento conseguiria notar a presença sutil da jovem Karina Vasconcelos, de 22 anos, que participou ativamente, porém de maneira bastante silenciosa, de todos os eventos que cercaram esta III Conferência Municipal de Cultura.

Karina é moradora de Nova Iguaçu e cursa Produção Cultural no pólo da UFRJ em Nilópolis. Estagiária do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, ela tornou-se responsável pela relatoria da III Conferência, no popular, ficou com a parte mais chata e mais fundamental do evento.

Segundo Karina, o relatório sistematiza tudo o que foi debatido durante a conferência geral e as pré- conferências, resultando na apresentação oficial do evento. Por isso vemos Karina no canto, com olhos vidrados na tela do notebook, ou anotando tudo em seu caderninho.

Ela lamenta por não poder participar diretamente das questões propostas, de não expor suas próprias ideias e opiniões sobre esse momento tão importante pelo qual a cidade está passando. Contudo, situa seu trabalho num grau de relevância bastante alto, além de reconhecer que tudo está servindo, inquestionavelmente, para o aperfeiçoamento de sua formação profissional.

Ou seja, a renúncia se dá por uma causa maior e reconhecemos isso agradecendo à Karina por seu esforço  e contribuição imprescindíveis.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI