Meninos de Zumbi

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

por Hosana Souza


Com o grito de “Valeu Zumbi!”, a Escola Municipal Menino de Deus, localizada na Prata, abriu sua portas nessa última quinta-feira para comemorar a semana da Consciência Negra com a comunidade.
Faz parte do projeto pedagógico da escola conscientizar e valorizar a cultura afro, com a qual trabalharam ao longo de todo o ano de 2009. “Nós trabalhamos o tema em todas as disciplinas, durante todo o ano. E escolhemos a véspera do feriado para realizar a culminância”, diz a orientadora educacional Enaura Dias.
A orientadora pedagógica Maria da Conceição já pôde auferir os resultados desse trabalho dentro da sala de aula, dentro das quais é cada vez maior o interesse dos alunos. “É muito importante para eles não apenas como aprendizado, mas principalmente porque depois que começamos a trazer projetos assim – há três anos – eles começaram a participar mais”, diz a orientadora pedagógica.


A primeira atividade da manhã foi desenvolvida pela turma do terceiro ano, que, com um jogral, contou a trajetória dos negros no país, fazendo uma comparação entre o passado e o presente. Em seguida, a turma do sexto ano animou os presentes com o “Funk do Zumbi”, contando a história do negro dos Palmares.

Um dos convidados para a festa foi o grupo de jongo do Colégio Estadual Arruda Negreiros. Coordenados pela professora Maura Santana, as cinco meninas da instituição dançaram e contaram a história do movimento que é, hoje, considerado patrimônio histórico cultural do Brasil. “Foi difícil montar esse grupo, mas nós conseguimos. Vamos nos apresentar até no Conselho Regional de Psicologia”, conta a professora, satisfeita com a bela festa promovida pela Menino de Deus.

A professora Maura Santana ficou comovida com a festa, na qual identificou as duras conquistas do movimento negro. “Desde sempre tudo sempre foi muito difícil para os negros, que sempre precisaram de muita persistência. E hoje temos nossos movimentos reconhecidos e até incentivados a prosseguir”.
A festa da Escola Municipal Menino de Deus também contou com a apresentação do Centro Cultural Raiz Brasileira, grupo de capoeira que desenvolve há dez anos o trabalho de resgate das origens e dos jovens da comunidade da Prata

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI