O sonho não acabou

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

por Larissa Leotério

"Rock para acabar com o ócio". Essa foi a iniciativa de Yuri Chamusca, Marcelo Faria e Leonardo Bazílio, que na época do edital do Fundo Municipal de Cultura Escritor Antônio Fraga eram  estagiários do Espaço Cultural Sylvio Monteiro. Os shows, performances e  filmes que ocupará o palco da casa da Rua Getúlio Vargas de hoje até domingo foram contemplados com cerca de R$ 8 mil.

O Espaço do Rock 2009 abre hoje às 16h com uma intervenção de graffitti, seguida de um debate sobre a relação entre o rock e a realidade social, cujo objetivo é "criar uma oportunidade para artistas e gestores posicionados resgatarem essa função implícita ao rock", segundo o blog criado pelos organizadores do festival. O primeiro show fará uma homenagem às raízes negras da Baixada, com a apresentação de três bandas de reggae (Semente da Alma, Sangue Rasta e Raízes que Tocam). A entrada de todos os eventos será gratuita. O público terá que pegar uma senha na porta, que será distribuída uma hora antes do show.


O grande dia do festival será o sábado, quando a chamada Maratona 0800 levará para o palco do Espaço Cultural Sylvio Monteiro 13 bandas a partir das 15 h. Outras sete bandas se apresentarão no festival: três na programação Trilha Alternativa, a partir das 19 h de amanhã, e quatro na programação Ruído Novo, a partir das 19 h do domingo, encerrando o Espaço do Rock. Além do debate sobre a função do rock na tarde de hoje, os organizadores programaram um debate sobre a cena independente da Baixada a partir das 17h30 de amanhã.

Essa é a terceira edição do Espaço do Rock, que começou em 2007 a partir do incômodo dos seus organizadores com um espaço enorme sem uma programação fechada, com muitos problemas políticos e de estrutura. "Era um espaço atravancado pela falta de uso", lembra Yuri Chamusca. A ideia inicial era fazer
apenas uma apresentação da banda de Marcelo, a extinta ‘Nau Makia’. Mas os planos foram crescendo e o contato com outras bandas também. Elas participaram e o festival durou duas semanas. A segunda edição do festival foi em Mesquita.

A equipe Seis Cabeças Produções, formada por Yuri Chamusca, Thaís Santos, Leonardo Bazílio, Ingryd Calazans, Giordana Moreira, Marcelo Faria, não tem a menor dúvida da importância do Fundo Municipal de Cultura Escritor Antônio Fraga para o Espaço do Rock de 2009. “Em 2007, nós tiramos muito dinheiro do nosso bolso, teve pouco apoio. Dessa vez, quase nada saiu do bolso”, comemora o produtor.

Segue a programação atualizada do evento:

12/11 (Quinta)

[Graffiti - 16 horas]
INTERVENÇÃO DE GRAFFITI

[Debate – 17 horas e 30 min]
ROCK E REALIDADE SOCIAL
A contestação do rock na sociedade atual. Criar uma oportunidade para artistas e gestores posicionados resgatarem essa função implícita ao rock.

[Música – 19 horas]
BAIXADA DO REGGAE
Bandas: Semente da Alma, Sangue Rasta e Raízes que Tocam.

13/11 (Sexta)
[Debate – 17 horas e 30 min]
O INDEPENDENTE NA BAIXADA
A cena da produção cultural independente da região. O objetivo é articular produtores e gestores e formular ações para seu desenvolvimento.

[Música – 19 horas]
TRILHA ALTERNATIVA
Bandas: Medulla, Tatubala e Spllash.

14/11 (Sábado)
[Música – 15 horas]
MARATONA 0800
Bandas: República Zero 1, Distar, Unhas Incravadas, Infrared, Palácius, Fosfina, 7 Quedas, Covil, O Trugato, Ethernia, Karamujos e S.VI.RE.

15/11 (Domingo)

[Cinema – 14 horas]
TELA ALTERNATIVA
Filme: A Festa Nunca Termina. Inspirado pelo sucesso dos Sex Pistols, um grupo de amigos montam um selo musical que acaba contando com alguns dos principais grupos musicais em surgimento do momento. Dirigido por Michael Winterbottom. Duração: 115 min.

[Cinema – 16 horas]
TELA ALTERNATIVA
Filme: Rio Punk Underground. Documentário em vídeo que conta um pouco da história da cena punk do Rio de Janeiro, lançado juntamente com álbum com músicas de bandas de 1982 a 2007.

RUÍDO NOVO
Bandas: Desvio de Conduta, Inferno na Terra, Hatefulmuder e Rise Of Hestia.

Para mais informações, é possível acessar o blog do Espaço do Rock: http://www.espacodorock2009.blogspot.com/.

Boa música e boas sessões para todos.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI