Todo mundo é bamba

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

por Edson Borges Vicente e Fernanda Bastos da Silva


Bolo, refrigerante, docinhos e muito samba de roda. Esses são ingredientes fundamentais para qualquer festa de aniversário na ‘Vila da Fiazinha’, em Anchieta, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. A vila, que abriga onze casas, quase todas de uma mesma família, é o endereço de Bárbara Cecília Costa dos Santos, 52 anos, funcionária da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu – SEMCTUR. Servidora municipal há 17 anos, ela conta que há mais ou menos sete anos o costume de fazer samba para animar as datas comemorativas passou a fazer parte da vida dos moradores.


No terreno localizado à Rua Silvio Costa, 308, moram cunhados, irmãos, filhos e sobrinhos de Bárbara, mas a matriarca é a dona Laurizete, 87 anos, conhecida como ‘Fiazinha’. Ela é homenageada na festa junina com o ‘Arraiá da Fiazinha’.

Segundo Bárbara, a roda de samba é um entretenimento puro e simples, uma forma de se divertir e festejar em família e não é um costume herdado de gerações antigas. “Em festas de aniversário, nos reunimos no quintal e cantamos sambas diversos, de preferência, os antigos. Como o quintal é grande, sempre tem aniversário e todo aniversário acaba em samba”, conta Bárbara. Os aniversários quase sempre são comemorados com temas. “No de uma sobrinha minha o tema foi ‘Bar’, no do meu cunhado foi ‘Botequim’ e tem alguns que são por times como Flamengo, etc...”, complementa.

A última festa-samba de aniversário foi a de sua cunhada Neuza de Oliveira, no último dia 04 de setembro. “Não lembro quantos anos ela fez, mas sei que teve muito samba”, conta Bárbara, para quem “após a primeira cervejinha o samba é inevitável”. Dia 22 de dezembro tem mais festa e, com isso, mais samba. Os convidados podem levar presentes e cantar parabéns, mas a orientação primordial de Bárbara é ir preparado pra sambar no pé a noite toda.

1 Comentários:

verônica disse...

Este sim é o verdadeiro conceito de ''todo mundo é cultura''

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI