Armando o espetáculo!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

por Dariana Abreu


Na manhã chuvosa desta sexta-feira, apenas o sol mostrou-se tímido na Escola Municipal Armando Pires, em Comendador Soares. Marcado para a culminância dos projetos Bairro-Escola, o dia começou cedo e seguiu repleto de atividades magníficas, propostas pelos alunos e mestres. Toda a comunidade escolar, incluindo aí pais e amigos, estava ansiosa para ver a culminância.

Crianças do primeiro ao quinto apresentaram em forma de dança, roda de capoeira, peça teatral, poesia e até mesmo atividades jornalísticas tudo o que foi trabalhado durante o ano inteiro pelos estagiários do Horário Integral e pelos professores e funcionários da escola. A escola executa um trabalho sério e compromissado, mostrando que, com união, competência e boa vontade, podemos chegar a uma educação de qualidade.



Os alunos participam diariamente de atividades ligadas à dança, aprendem capoeira, arte e poesia, além de noções de LIBRAS, a Linguagem Brasileira de Sinais. Há também em funcionamento na escola a Rádio e o Jornal Armandinho, onde os próprios alunos contam suas experiências com o Bairro-Escola e as atividades proporcionadas por ele. “Preciso entrevistar os convidados, saber o que eles estão achando do nosso trabalho, pra depois publicar tudo no Armandinho.” – conta entusiasmada a repórter mirim Ana Carolina, aluna do 5º ano da escola.

As crianças também puderam expor nas paredes da escola seus trabalhos artísticos, cartazes, histórias em quadrinhos, brinquedos de material reciclado, pinturas – com atenção especial para as réplicas de Abaporu, da pinto modernista Tarsila do Amaral.


Uma grande roda de capoeira e uma deliciosa canjica servida durante o evento serviram para abrilhantar a festa. O evento foi fechado com chave de ouro pela recém-formada companhia de teatro da escola, a “Armando a cena”, que é composta pelos alunos e conta com o apoio da amada “Tia Lene”. A peça foi uma adaptação do conto “O touro e o Homem”, de Câmara Cascudo.

Os alunos deixam transparecer no rosto e nas falas o contentamento por essa importante fase que estão passando: “O horário integral foi muito maneiro”, conta Bianca Macedo, aluna do 4º ano. “Eu queria que nunca acabasse, porque eu gostei pra caramba da dança. Eu também gosto muito da tia Juliana e da tia Lene, e da tia Pâmela e de todos para sempre. Eu quero que o jornal dê muito certo!”

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI