Caravana dos editais

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

por Hosana Souza

Enquanto as chuvas castigavam Nova Iguaçu nos últimos dias 09, 10 e 11 de dezembro, onze escolas municipais de Nova Iguaçu recebiam a Caravana de Editais Bairro-Escola 2010, formada por representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Prevenção a Violência (SEMASPV), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SEMCTUR), da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (SEMAM). A caravana percorreu oito bairros do município divulgando os cinco editais preparados para o próximo ano. Todos os editais foram contemplados com a verba do Governo Federal e estarão dando continuidade aos trabalhos já desenvolvidos em Nova Iguaçu.

Este é o segundo ano consecutivo em que a caravana dos editais percorre os bairros da periferia de Nova Iguaçu, a fim de divulgá-los. A diferença entre os dois anos é que em 2008 a SEMCTUR estava sozinha nesta caminhada, divulgando os chamados pontinhos de cultura. Outra grande diferença é que agora pessoas físicas poderão participar seus currículos para as secretarias afins. “A ideia é animar as pessoas físicas e entidades a desenvolverem seus currículos e projetos para as oficinas de cultura em todas as escolas da rede”, conta a assistente social Sandra Mônica, uma das adjuntas da SEMCTUR. As secretarias envolvidas na caravana funcionarão como uma grande central de cadastramento de projetos, avaliando-os e em seguida repassando-os para as escolas. As pessoas físicas só poderão cadastrar um projeto por área. Já as pessoas jurídicas ou entidades que possuam o CNPJ poderão inscrever até três projetos por área.

As diversas secretarias envolvidas na caravana dos editais dispararam e-mails para todas as entidades e grupos cadastrados, além de fazer incontáveis telefones. Apesar do esforço feito pelo governo municipal, a caravana não obteve o sucesso esperado. “Não sei se o povo é feito de açúcar ou se é o mês de dezembro que está mais curto que o normal”, brinca Sandra Mônica. “A intenção era que pessoas fossem ao encontro da caravana e repassassem o folder que produzimos. Mas nem sempre ocorre o esperado e não houve tanta procura”. O Sistema de Editais 2010 tem intenção de montar um Banco de Projetos, onde as propostas para as diversas categorias serão inseridas, e os convênios se estabelecerão de acordo com a necessidade de assistência das escolas e também, a disponibilidade financeira da Prefeitura e das Secretarias.

O ProJovem Adolescente, da SEMASPV, contempla apenas entidades e pessoas jurídicas, ao contrário das oficinas de educação ambiental da SEMAM, abertas para pessoas físicas. Já a SEMEL utilizará dois projetos do PELC – Programa de Esporte e Lazer: os Pólos de Esporte e Lazer, onde as inscrições estão voltadas para pessoas jurídicas, e as Oficinas de Esporte e Lazer, que receberão o cadastro de pessoas físicas. A SEMCTUR também está com dois editais, um para pessoa física (oficinas culturais do Mais Educação) e outro para pessoa jurídica (pontinhos de cultura). O cadastramento dos editais irá até o dia 23 de dezembro. As propostas deverão ser entregues nas secretarias responsáveis por cada edital. Nessa segunda-feira, 14 de dezembro, o ATA – Apoio ao Trabalhador Autônomo – estará organizando um dia inteiro de oficinas de planejamento e produção de projetos, para os interessados nos editais que apresentarem dúvidas no processo de construção de projeto para o cadastramento.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI