Revire sua noite!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

por Josy Antunes  

Apaixonados por poesia, teatro, música e artes plásticas têm hoje um destino certo: O “Revira João”, que acontecerá a partir das 19 horas no SESC de São João de Meriti. Participarão do evento Dani Francisco, Helen Paredes e Tubarão, que integram o grupo “Distraídos depois das 5”. “A nossa proposta é construir um espaço onde diferentes linguagens artísticas tenham seu espaço de expressão”, conta Helen.
O “Revira”, que nasceu em meados de 2008, traz ainda o momento “Revirando Poesia”, que dá vez para que o público participe com declamações. “É também uma ação artística que propõe reunir artistas da Baixada e da cidade do Rio de Janeiro, promovendo o intercâmbio de fazeres e produtos culturais”, complementa a organizadora. Prova disso é que, nessa edição, haverá a apresentação do grupo teatral Quatro M4, de Duque de Caxias. De Belford Roxo virá a atração musical atribuída à banda Mazé. E ainda, as intervenções do poeta Valdemir Costa, de São João de Meriti e do músico Rodrigo Drops. Além das atrações, haverá a distribuição de zines, contendo poesias de diversos artistas.

A caçula das pré-conferências

por Josy Antunes  

Quinta-feira, 15 de outubro, 19 horas. Entre grafites e instrumentos musicais, numa espaçosa sala da Escola Livre de Música Eletrônica, na Cerâmica, um grupo de mais de 30 pessoas está reunido em círculo, discutindo as relações dos moradores com a cultura local. Chegando ainda mais perto, podemos ver uma menina com aparência muito jovem, camisa laranja, óculos e flor no cabelo. Ela se apresenta como Yasmin, aluna da escola. Ao lado da mãe, a menina passa a observar com atenção a cada pessoa que toma a palavra, com um olhar de quem pretende absorver tudo o que for dito.
É quando Écio Salles convoca o pesquisador Antônio Lacerda, para fazer uma breve dissertação sobre a história do bairro, que a atenção de Yasmin parece triplicar. Seu encantamento é tanto que ela empunha seu celular e passa a fotografá-lo com a pequena câmera do aparelho. A partir daí, todos os presentes passaram a estar na “mira” da menina, que se dividia entre observar e capturar imagens do encontro.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI