Pedra fundamental

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

por Carine Caitano

O dia de hoje é, no mínimo, gratificante”, resumiu Sandra Mattos, coordenadora político pedagógica da Escola Municipal José Guimarães, em Ouro Preto. Ela tinha motivos de sobra para tamanha satisfação na manhã da última quarta-feira: além do lançamento da pedra fundamental da biblioteca da escola, haveria a culminância de “Palavras do bairro” e “Minha rua tem história”, dois projetos que mobilizaram de modo apaixonado sua comunidade.

Havia muita gente para compartilhar sua felicidade: os alunos, as mães voluntárias, as estagiárias, mais funcionários da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, mais precisamente da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. “Sem dúvidas, hoje é um marco para a escola”, apostou a CPP. “Toda escola quer uma biblioteca, família pensando no cotidiano escolar e os projetos dando certo.”

Navegação da vida

por Mayara Freire


Um dos 37 projetos aprovados pelo Fundo Municipal de Cultura foi o livro “Poesias em Canto do ser”, uma experiência concretista com seis capítulos, 48 poemas e 12 ilustrações feitas pelo autor e por amigos seus. O autor da proeza é o professor de sociologia Henrique Souza, que, embora tenha se apaixonado pela poesia ainda na infância, está publicando agora sua primeira obra.

A proposta de Henrique Souza é valorizar as palavras como expressão humana cujos significados dão sentido a coisas materiais e imateriais. O poeta também procura, nos diversos tons da palavra falada e vivida, traduzir as dimensões temporal, sensorial, social e afetiva do ser. “O livro é uma síntese de toda minha vida de poesia, que se iniciou aos 14 anos”, resume.

“Os deslumbres que as pessoas têm quando se deparam com sentimentos e emoções” estão presentes na obra de Henrique Souza desde os primeiros poemas, escritos durante a adolescência. “Sempre procurei expressar uma nova forma de ver as desilusões”, revela o poeta.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI