A festa da integração

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

por Nany Rabello




Sexta feira, dia 4 de dezembro de 2009, será um dia importante em Nova Iguaçu, pois será o dia em que a maioria das escolas da rede municipal irá celebrar sua festa de fim de ano, e em Jardim Alvorada a expectativa é grande. A Escola Municipal Dr. Rui Berçot de Mattos está preparando uma festa que não cabe em seus muros!

A escola pode até ser pequena, mas o que acontece lá dentro não tem tamanho. Há uma grande equipe de mediadores trabalhando em conjunto com os professores e os estagiários para que a festa saia perfeita. Irá começar às 13 horas, no próprio colégio, com apresentações das oficinas do Mais Educação e uma Cantata de Natal, organizada pelas professoras do horário regular.

Viagem à Urca. Destino, o meu eu

por Camila de Oliveira Silva


Há vezes na vida que pensamos em desistir de projetos que realizamos bem no meio do caminho, pois o desânimo, o cansaço e sobretudo a falta de reconhecimento nos abatem, dando-nos a sensação de que nosso esforço é sempre em vão e matando gradativamente o otimismo necessário para a realização de um novo trabalho.

Era assim que me encontrava, distante dos meus próprios objetivos, sem um olhar focado no meu alvo, quando o ICA (Informação Conhecimento e Atitudes),um grupo de jovens pesquisadores assim como nós, nos estendeu o convite que recebera da Casa da Arte de Educar para que participássemos do I Encontro Juvenil – As artes e as ciências para uma vida sustentável, no Museu da Ciência da Terra. Igualmente coordenado pela antropóloga paulista Marcella Camargo, o ICA sempre nos recebeu de braços abertos em seu território, nos deixando muito à vontade sem focar as diferenças existentes socioeconômicas entre nossos grupos. Sentimo-nos honrados em apresentar um projeto de nossa autoria, onde o nosso olhar seria o mais importante.

Última parada

por Fernando Fonseca


Desde sua privatização, a rede ferroviária vem passando por diversas transformações, com pontos positivos e negativos. Embora mais da metade dos trabalhadores das grandes cidades utilizem o trem como meio de transporte, em uma turbulenta migração pendular, estes se encontram em precárias condições de uso.

Diariamente, presenciamos o grau de negligência que vem progredindo na rede ferroviária em suas instalações, comodidades, infra-estrutura, manutenção, suporte técnico, conservação e segurança. Nos últimos meses notamos, lamentavelmente, o grande descaso com a população que utiliza este meio de transporte. E esta situação
agrava-se, infelizmente, a cada dia.

Tribo do som

por Fernando Fonseca


O projeto Banda Larga é um programa de atualização para bandas de música do Estado do Rio de Janeiro, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC-RJ) e pela Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro (ASBAM-RJ). Na retaguarda, estão a Prefeitura de Nilópolis e a Escola Municipal de Música de Nilópolis.

Entre o último domingo e o próximo sábado, instrumentistas de sopro, bateria e percussão poderão fazer cursos e oficinas, além de ver apresentações de documentários e bandas locais. Os cursos e oficinas estão sendo ministrados no CIEP 136 - Estela de Queiroz, que fica na Rua Dr° Rufino Ferreira,s/n° - Nova Cidade, Nilópolis. Também estão sendo oferecidos cursos de manutenção e reparo de instrumentos de sopro.

O objetivo do projeto é incentivar as bandas e a difusão de suas músicas pela cidade. É uma tentativa válida de legitimação da música e dos músicos do Rio de Janeiro, que há anos buscam firmar sua identidade no mundo da musical. O encerramento do projeto conta, além do credenciamento das bandas na ASBAM-RJ, com a apresentação da Banda Larga junto à Bateria da Escola de Samba Beija-flor de Nilópolis.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI