Enciclopédias do cinema

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

por Jéssica de Oliveira. 

Os alunos da Escola Livre de Cinema passaram o último fim de semana nadando pela história da sétima arte, durante o chamado Mergulho Cinematográfico. No sábado, o crítico de cinema Rodrigo Fonseca fez uma longa exposição sobre a relação entre as histórias em quadrinhos e o cinema. No domingo, foi a vez do também crítico de cinema Daniel Schenker conduzir os frequentadores  da escola de Miguel Couto pela história do cinema brasileiro.

“Ele parece uma enciclopédia humana!”, espantou-se a estudante de cinema Josy Antunes no fim da aula de Rodrigo Fonseca. “Citou até personagens que nasceram no início do século, como o ‘Pafúncio’, de 1912”. Para quem não sabe, as tiras de George McManus narravam as peripécias de um ex-casal de operários para ser aceito pela aristocracia norte-americana do início do século passado. Adaptada para o cinema, teatro e televisão, Pafúncio foi a primeira HQ a ganhar repercussão mundial.

E o palco tão sonhado saiu...

por Mayara Freire  e Nany Rabello





Começou com um céu de estrelas. Depois as estrelas saíram do céu e se apropriaram do palco, que por si só era mágico. O último dia de filmagens do documentário sobre o sonho de voltar aos palcos do Seu Theógono aconteceu neste último sábado, em Mesquita.  Foi um encanto, que foi transmitido a todos os presentes que acompanharam sua reestreia. Um grupo de amigos o conheceu em Mesquita e resolveram fazer um documentário sobre a relação desses jovens artistas com um homem de 81 anos, que, embora há 30 anos tenha trocado a magia pelo trabalho como alfaiate, manteve vivo seu amor pela arte. Acreditaram no seu propósito e o ajudaram a montar um palco que ele mesmo idealizou, de 6 metros de altura, e nenhum parafuso, para seu retorno.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI