Força do hip hop

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

por Fernando Fonseca

"Eu consegui atingir todos os meus objetivos", comemora Diego Tecnykko, curador do espaço de Hip Hop Enraizados e produtor do Oitavo Encontrão da ong que colocou Morro Agudo no mapa do rap mundial. "Reuni os melhores b-boys da Baixada Fluminense e ajudei uma galera a aprender o 'break' de verdade", acrescenta ele, no final do encontro que anualmente reúne os grandes nomes da tribo de Hip Hop Fluminense.

Realizado nos dias 8, 9 e 10 de janeiro, o projeto contou com workshops sobre grafitti (com o curador Dante), break (com o curador Diego) e rap (com o curador Dudu de Morro Agudo), além de pintura de painéis, batalhas e shows de break e rap, aulas de edição de música e a premiação dos melhores b-boys do ano no evento. "Aproximadamente 1.500 pessoas marcaram presença nos três dias de evento, um número que vem aumentando anualmente, e que é capaz de expressar a força desse grupo que se faz tão desvalorizado hoje em dia", afirma Diego, que também é DJ, professor de Hip Hop e coreógrafo.

Quem fez a festa com o Encontrão foi Bruno de Carvalho, que marcou presença no evento para curtir a arte do break. "Infelizmente, o Hip Hop brasileiro tem em seu caminho uma muralha quase impossível de ser ultrapassada", lamenta esse morador de Nilópolis, sem saber que o evento foi contemplado com cerca de R$ 12 mil do Fundo Municipal de Cultura Escritor Antônio Fraga. "A descriminação está presente na nossa cultura, mas não é por isso que iremos desistir, pois quando se deseja muito uma coisa, devemos correr atrás desse sonho, que ele logo se realizará!"

Num misto de cansaço e satisfação, o curador Diego Tecnykko estava orgulhoso com os números do VIII Encontrão e prometia redobrar os esforços para a edição do próximo ano. O curador também espera que outros eventos como esse possam ocorrer em outras cidades da Baixada, já que sem dúvidas esse é um dos caminhos para a valorização do Hip Hop em âmbito nacional. "O projeto criou campo, criou link, trouxe a galera pra Baixada com suas qualidades,suas potências e expressamos nossa importância no movimento Hip hop."

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI