Defesa final

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

por Hosana Souza e Jéssica Oliveira

Férias e sábado de sol. Ingredientes perfeitos e bastante convidativos para um dia de sombra e água fresca. Com certeza a escolha certa para milhares de pessoas, exceto para um grupo de ex-alunos da Escola Livre de Cinema. Espalhados pela biblioteca Cacá Diegues - com direito a calor que resistia ao ar condicionado - todos esperavam ansiosos pela chegada do momento em que os reunira ali: a chance de apresentar seus roteiros à banca avaliadora que decidiria quem seria o sortudo - e acima de tudo, competente - autor a ter sua obra transformada em um curta metragem a ser exibido no Iguacine do próximo ano, além de ser receber mil reais pelos direitos autorais.

Essa história começou no segundo semestre de 2009, quando onze ex-alunos tiveram a oportunidade de participar de um mês de aulas de roteiro com Gustavo Melo e Raul Fernando - feras do cinema - e depois produzirem seu próprio roteiro, baseados na cultura popular e nos avanços tecnológicos usados pela população iguaçuana.

Durante três minutos, cada um dos concorrentes defendeu seu projeto para a banca, composta Raul Fernando (adjunto da SEMCTUR), Anderson Barnabé (coordenador da ELC), Ivana Bentes (professora de cinema e editora da revista Cinemais) e Belisário Franca (diretor e produtor). Em seguido, os integrantes da banca sabatinaram os roteiristas durante sete minutos.

Parceria com a UFRJ

Além de analisar os roteiros, a banca avaliou os projetos apresentados para o Da Palavra À Imagem", uma parceria entre a Escola Livre de Cinema (ELC) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que ao longo do ano passado ajudou 10 jovens que já passaram pela escola de Miguel Couto a desenvolver um projeto de pesquisa relevante para a cultura de Nova Iguaçu.

Dos dez argumentos desenvolvidos até outubro passado, apenas dois foram avaliados nesse ultimo sábado, pois sete não foram entregues no prazo, enquanto o outro foi ignorado devido à ausência de seu idealizador. Os concorrentes tiveram 10 minutos para defender seus projetos perante a banca. Um desses concorrentes é a jovem repórter Josy Antunes.

Mas, para aumentar a ansiedade e a expectativa de todos, a banca resolveu só divulgar o resultado do concurso ao longo desta semana, por e-mail. Depois de tantas ideias ótimas, quem vai ter que deixar de lado a sombra e água fresca é a banca, que, com certeza, terá muito trabalho para escolher apenas um roteiro e um projeto.

1 Comentários:

Josy Antunes disse...

Hosana e Jéssica presenciaram nossas mãozinhas trêmulas, ai ai

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI