Desmandos de Stalin

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

por Wanderson Duque

Acabei de ler A revolução dos bichos, um dos romances mais famosos do escritor inglês George Orwell. Duas ou três pessoas já haviam me indicado o livro, mas ainda assim me surpreendi com as qualidades dessa fábula, cuja crítica à Revolução Russa pode ser reconhecida por qualquer um que conheça o mais importante movimento social do século passado. Escrito em 1944, o livro mostra a desilusão do autor não com o ideal socilista, mas com o totalitarismo posto em prática por Stálin.

Escritor, jornalista e militante político, George Orwell participou da Guerra Civil Espanhola na milícia marxista/trotskista e foi um dos primeiros intelectuais de esquerda a se desencantar com os desmandos de Stalin, que assumiu a União Soviética após a morte de Lenin. Só conseguiu publicar A revolução dos bichos depois da guerra. Nenhum editor ousou publicar a sátira política, pois, na época em que foi escrita, Stalin era aliado da Inglaterra e dos Estados Unidos.



A história começa em uma granja inglesa, onde o porco ancião Major faz um discurso sobre a utopia objetivada por eles. A revolução tem início com a expulsão do fazendeiro Jones, e então os porcos assumem o comando local.

Aos poucos, alguns privilégios são concedidos aos porcos, em nome da excêntrica capacidade intelectual desses animais, que acreditavam tomar decisões certas em prol de todos. O porco Garganta lança discursos justificativos, quase sempre marcados por falácias e manipulações.

O desfecho do livro é interessantíssimo. Além de prazerosa, a leitura é acessível e impulsiona profundas reflexões políticas, sociais e humanas. Recomendo!

1 Comentários:

Mia disse...

É interessante perceber que essa fábula foi utilizada pelos capitalistas como uma crítica ao socialismo.. pra tristeza do próprio Orwell, que como socialista criticava apenas o totalitarismo russo e não defendia o capitalismo tb.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI