Fenômeno II

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

por Fernando Fonseca


Um dos maiores fenômenos da história do cinema mundial, ‘Tropa de Elite’, dirigido pelo cineasta carioca José Padilha em 2007, introduziu uma série de discussões até então inéditas na história da sétima arte. Uma dessas polêmicas foi sobre a superexposição da violência a partir da história do Capitão Nascimento, que estava procurando um sucessor a sua altura para poder se afastar BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e cuidar da sua vida pessoal. Outro grande debate suscitado pelo filme foi a chegada de uma cópia ao mercado informal alguns meses antes de sua estreia nacional. José Padilha esperneou, sem levar em consideração que a explosão do filme entre os camelôs só fez aumentar a propaganda para a obra.


Mesmo com seu lançamento restrito às salas do Rio de Janeiro e São Paulo, o fim atraiu mais de um milhão de espectadores já na primeira semana, tornando-o uma das mais bem-sucedidas produções nacionais de todos os tempos. A mídia considerou baixa a arrecadação das bilheterias nas salas de cinema de todo o Brasil, ignorando, porém, o fato de que graças à distribução ilegal, milhares de brasileiros sentiram-se estimulados a ir assistir à produção nos telões.

Uma pesquisa feita pelo Ibope chegou a estimar que mais de 11 milhões de brasileiros teriam visto o filme de forma ilegal, o que permitiu que a divulgação do longa-metragem alcançasse todas as classes sociais. "Todos os dias eu vendia mais de 100 cópias do 'Tropa' aqui", diz Bruno Guimarães, de 26 anos, que mora e trabalha como vendedor ambulante no calçadão de Nova Iguaçu. A produção de José Padilha foi o filme que o camelô mais vendeu em sete anos trabalhando no famoso shopping azul.

Renda mensal
Núbia Lins, vendedora ambulante do bairro da Cerâmica, não acredita que o fenômeno de 'Tropa de Elite' volte a se repetir. “Nenhum outro filme chegou perto da quantidade vendida por ele. Chegava a tirar minha renda mensal apenas com as cópias dele... Eu e vários amigos camelôs!", afirma a ambulante.

O mercado informal acompanha com interesse o noticiário sobre o novo 'Tropa de Elite', cuja estreia está prevista para o segundo semestre deste ano. "Só estamos torcendo pras cópias saírem com a mesma qualidade que o primeiro", conta o ambulante José Antônio, que mora e trabalha em Comendador Soares. "Acho que vamos vender ainda mais que da primeira vez... Vai ser a venda do ano!"

Não são apenas os camelôs que aguardam com expectativa o lançamento de 'Tropa de Elite 2'. A produção também figura entre os assuntos mais discutidos entre os compradores de DVDs piratas, que não param de questionar os preços praticados nas bilheterias dos cinemas oficiais. "Eu não tenho condições de pagar R$ 18 pra ver um filme no cinema", queixa-se Maria de Jesus, cliente assídua 'da loja' de José Antônio. "Com esse dinheiro, compro mais de cinco filmes aqui com o Antônio e ainda saio com o troco!"

Percebemos por fim, que não podemos classificar a distribuição de DVDs como sendo uma ação majoritariamente negativa ou positiva. O que devemos nos indagar é se o valor que pagamos pelos ingressos dos filmes é certo. Até quando conviveremos com essa falta de incentivo à cultura? Quanto ao filme 'Tropa de Elite 2', deixemos criada desde então a expectativa sobre sua distribuição e faturamento. Torcendo desde já pelo seu sucesso mundo a fora... Que venha o Oscar!

1 Comentários:

Anônimo disse...

acho q todo mundo ta esperando o novo filme...

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI