Janela sobre um livro

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

por Hosana Souza

Uma mesa remendada, velhas letrinhas móveis de madeira ou chumbo, uma prensa que talvez Gutenberg tenha usado: cheguei à oficina de José Francisco Borges na cidadezinha de Bezerros, no interior do nordeste do Brasil. Eu vim à sua oficina para convidá-lo a trabalhar comigo. Explico meu projeto: imagens dele, suas artes, sua gravura, e palavras minhas. Ele se cala. Eu falo, explicando e ele, nada. E assim continuamos, até que de repente percebo: minhas palavras não têm música. O não-nascido não se explica, não se entende, se sente, se apalpa quando se move. E então deixo de explicar, e conto. Conto a ele contos, e este livro nasce”, assim Eduardo Galeano inicia seu livro As Palavras Andantes.

As Palavras Andantes é o 31º livro da carreira de Eduardo Galeano, escrito em 1994, e marcou a união do autor uruguaio com o cordelista pernambucano José Francisco Borges, que assina as gravuras do livro. Eduardo é jornalista, historiador e ensaísta, esquerdista esteve no exílio nas décadas de 70 e 80. J. Borges foi ceramista, carpinteiro, pedreiro, pintor de paredes, trabalhador rural e ilustrou cerca de 300 cordéis em 40 anos de carreira.

Da união de um dos maiores cordelistas da atualidade, com um dos maiores pensadores latino-americanos surgiu o livro que aborda temas como a criação do mundo, do tempo, das leis e das palavras. Eduardo Galeano vai contando as histórias e abrindo as janelas sobre a vida, o futuro e os sentimentos. As imagens de J. Borges trazem ao texto ainda mais proximidade com a cultura popular e as histórias que são passadas oralmente por gerações.

Como uma grande brincadeira, composto por pequenas histórias, pensamentos e filosofias, o livro de 316 páginas pode ser lido tranquilamente, não trazendo ao leitor a necessidade de uma leitura continua ou massante, misturando magicamente a vida e os contos pode ser apreciado em qualquer ordem e por qualquer idade, revelando-se com poesia e graça. Com um jogo de palavras exige certa concentração do leitor, é uma prosa cheia de poesia, deliciosa de se ler.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI