Personalidade do vestido

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

por Robert Tavares

A edição de carnaval do Buraco do Getúlio levou muita diversão, luzes psicodélicas, confetes e serpentinas para o Espaço Cultural Sylvio Monteiro na noite do último sábado. E para aguentar o calor veranil que tem feito em Nova Iguaçu, nada mais apropriado que roupas leves e confortáveis.

O público presente, de maioria jovem, vestia bermudas e vestidos, o que seria muito normal caso a indumentária feminina não fosse unanimidade no local. Para Ariadne Rabelo, essa é a melhor forma de se refrescar num período como o carnaval, em que ela só quer pular e se divertir. "Não quero me preocupar com tênis apertado ou a roupa desconfortável", diz.



Já se foi o tempo em que os vestidos eram apenas os longos e sóbrios. Atualmente, com o acesso e a evolução da moda, eles ganharam reestruturações e passaram a ter mais a cara de "mulheres normais", como diz a universitáia Ana Paula Jordão.

Os vestidos são peças necessárias no guarda-roupa feminino - afinal, qual mulher nunca foi elogiada ao trajar tal peça? Eles podem ser encontrados em dois estilos diferentes: os formais, que são usados geralmente em casamentos, formaturas e eventos de gala, e os casuais, que caem bem em qualquer momento.

Vale lembrar que o tipo físico de cada pessoa influencia muito na escolha do vestido ideal. Alguns modelos não muito valorizados aos olhos das mulheres podem cair super bem em determinado tipo de corpo. O contrário também pode ocorrer: vestidos que achamos lindos podem não ficar tão bem no seu biotipo. A dica é experimentar vários modelos e ver qual cai melhor em cada estrutura corporal.


O que pretende passar
A estudante Rafaella Cotta (primeira foto) encontrou um modelo que casasse bom gosto e elegância, pois, além do laço, o vestido floral vem carregado do espírito romântico, que é exatamente o que a jovem pretende passar com seu look.

Muitos detalhes, como babados, plissados, bordados, dão um maior volume e não ficam bem em mulheres não tão magras. Já as que querem atribuir volume aos seus corpos podem ousar e abusar desses elementos.

Alguns detalhes dos vestidos podem disfarçar ou evidenciar algumas partes que consideramos “irregulares” em nosso corpo. É o caso da fotógrafa Bruna Jacubovski (segunda foto), que tem seios fartos e, para não evidenciá-los, escolheu um vestido com mangas bufantes, que desviaram os olhares do seu decote.


Por exemplo, as mulheres "sem cinturas" podem disfarçar essa área com vestidos justos, juntamente com faixas e amarrações.
Pouco seio
As com pouco seio podem abusar dos decotes e criar volume nessa região com plissados ou babados, assim como optou a jovem Gabriela Duarte (terceira foto), que usou uma peça que faz alusão ao vestido lápis, marcado abaixo do busto, para criar a ideia de aumento dos seios.

Mulheres com muito busto devem preferir os decotes quadrados ou transpassados. Uma boa dica é investir em volumes na parte inferior, ou seja, detalhes na saia.

Vale lembrar que o estilo e personalidade de cada mulher devem ser levados em conta na hora de escolher o vestido. Ver seu estilo e caimento para combiná-lo com o vestido ideal é a pedida para brilhar e ser o centro das atenções, seja no carnaval ou no resto do ano.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI