Fazendo moda

sábado, 17 de abril de 2010

por Robert Tavares

Quem passou pelo Iguacine - ou ainda passará - certamente notou o stand com duas araras repletas de roupas e bolsas bordadas e feitas com patchwork. Acontece que Claudia Pereira de Ciqueira, presidente da cooperativa Coosturart (Cooperativa de costura artesanal) trouxe para o Festival de Cinema de Nova Iguaçu o trabalho que ela e moradoras da comunidade Conjunto João XXIII desenvolvem há cerca de oito anos. 
 O intuito de Claudia desde o início é gerar renda para as moradoras locais através do trabalho manual e delicado que pode ser visto em suas peças.









O histórico da Coosturart é repleto de eventos de peso, como A Babilônia Feira Hype e o maior evento de moda do Rio de Janeiro, o Fashion Rio, onde a marca expôs em 2006, apresentando para o público a presença de Santa Cruz bordada em suas roupas, que aliás, sempre tem algum tema específico, como no caso desta saia que homenageia Tarsila do Amaral e tem feito sucesso entre os presentes no evento. "Os compradores da marca são pessoas intelectuazadas, que gostam de cultura e música", declara Claudia.




Entre confidências e dicas de como usar as criações de Camila Loren (estilista da marca há duas temporadas), Claudia me conta que em 2007 a cooperativa parou de funcionar por falta de recursos, mas logo em seguida, após um projeto para a Petrobrás, reconstruíram o local de trabalho e voltaram com força total. Ainda sobre as conquistas da marca, Claudia conta que a coleção de inverno foi para uma exposição em Paris, o que, sem dúvidas, é uma das maiores vitórias para ela. 

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI