Futuro roubado

sábado, 17 de abril de 2010

por Marcelle Abreu


É fácil encontrar nas telinhas filmes que retratam a vida masculina nas favelas, mas e quanto à figura feminina? Sandra Werneck teve essa percepção e, baseada no livro “As meninas da esquina”, da jornalista Eliane Trindade, produziu o longa-metragem “Sonhos Roubados”, que será exibido hoje à noite no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, às 20h.

"Sonhos Roubados" é um longa que conta a história de três adolescentes: Jéssica (Nanda Costa, mais conhecida como Soraia da novela Viver a Vida), Daiane (Amanda Diniz) e Sabrina (Kika Farias), que são menores de 18 anos e moradoras da periferia carioca. Elas são adolescentes como qualquer outras,sem importar a classe social,que vivem à procura de um grande amor,se preocupam com beleza e acreditam que o amanhã pode ser diferente.


Sandra trata de temas fortes, como gravidez precoce, prostituição infantil, violência doméstica, desestruturação familiar e envolvimento com criminosos, com delicadeza. Ela vê a violência de uma forma não violenta. São assuntos que para uns são vistos apenas na telinha, enquanto para outros é uma realidade.

No longa, as meninas vivem a todo momento problemas sociais,mas, apesar de tudo, ainda encontram vontade de viver e acreditam num futuro melhor. Elas entram para a prostituição, não por escolha e sim por necessidade. Elas precisam sustentar a casa, e como não têm oportunidade, veem nessa vida uma maneira de garantir o dinheiro pra pagar as despesas.

O longa ”Sonhos Roubados” simplesmente retrata a realidade encarada pelas adolescentes na periferia carioca. A falta de oportunidade as obriga a seguir um caminho cruel e difícil, mesmo que ela queiram ter uma vida diferente das demais. Elas não se prostituem por escolha,como dito acima e sim por necessidade.Mas mesmo assim acreditam e sonham em ter um futuro melhor e mais digno.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI