Macaxeira mágica

sábado, 17 de abril de 2010

por Vinícius Tomas

Crítica: Josué e o pé de macaxeira


Josué troca seu risonho burrico por um par de macaxeiras mágicas. A história parece familiar?

Através de uma inspirada animação, o diretor e animador Diogo Viegas adiciona tempero brasileiro ao clássico conto infantil "João e o pé de feijão" com "Josué e o pé de macaxeira". Em ágeis 12 minutos, o curta mostra a saga de Josué, que sobe ao céu através de um pé de mandioca gigante e lá encontra um galinha dos ovos de ouro protegida por um gigante.

Bem próximo à historia original mas pontuado por vários elementos da cultura nordestina (com direito a gigante cangaceiro e protagonista de chapéu de couro)e pela trilha sonora inspirada de Leonardo Mendes, que vai da música tradicional nordestina a canções de ninar tocadas com triangulo, sanfona e zabumba.

A animação é caprichosa, e os personagens cativantes mesmo sem diálogos. Vencedor do prêmio do juri popular no festival Anima Mundi de 2009, dentre diversos outros prêmios, "Josué e o Pé de macaxeira" agrada também o público da Baixada e sai como um dos mais aplaudidos da primeira sessão competitiva nacional do festival e esta disponível ao público na internet no endereço http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=9015.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI