Moda para princesas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

por Morgany dos Santos

No Japão, a moda é mais do que uma moda: é um estilo de vida.

Existe uma moda chamada Hime Gyaru, aqui traduzida como moda para princesas, já que Hime vem de princesa e Gyaru é um outro estilo que consiste em "mudar" o paradigma oriental. Na prática, isso significa que essa moda tem como objetivo deixar as mulheres daquela região com um ar menos oriental. Os olhos puxadinhos e pequenos, a pele amarelada e o cabelo preto e liso são trocados por cabelos mais claros(não loiros, mas castanhos claro, cobre e afins). Os mesmos cabelos são submetidos a um tratamento de modo que fiquem mais encaracolado nas pontas.


Outros elementos presentes nessa moda são os cílios postiços ultralongos e volumosos, sempre acompanhados de rímeis exagerados, lentes de contato que aumentam o tamanho das pupilas e o ar de bonequinha. Para dar um tom mais alaranjado à pele, elas fazem bronzeamento artificial. O rosto fica com mais brilho e às vezes acinzentado com a pesada maquiagem facial. Uma moda voltada para as classes dominantes desde o nome, as Hime Gyary só usam vestidos de grifes estrangeiras, jóias de diamante, ouro e pedras preciosas.

A estudante de moda Ana Carolina, uma paulista de 24 anos, é uma das grandes divulgadoras do Hime Gyaru no Brasil. Ela faz o possível para usar os cristais swarovski, um dos itens indispensáveis dessa moda, mas admite que não tem condições de ser uma Hime Gyaru. "Não sou rica", diz ela, que chegou a juntar dinheiro para comprar um vestido japonês pela internet. Encaracolar os cabelos não parece ser um problema para a mulher brasileira identificada com essa moda japonesa. A estudante de moda alerta, porém, que as mulheres precisam estudar muito o estilo para não cair no ridículo. "A pessoa tem que saber o que está fazendo e tentar fazer o melhor!!!"

Aqui no Brasil, a moda é popularmente chamada de Hime Gal, mas não possui muitos adeptos. "Eu sempre quis ser Hime Gyaru, mas me falta tudo, desde glamour a dinheiro e beleza", diz Ranyelle Abreu, uma estudante do 1º ano do segundo grau que reside em São Paulo. Porém, o fato de jamais ter vista uma mulher brasileira usando essa moda, mesmo em eventos de cultura japonesa, a deixa confortada. Embora acredite que não exista Hime Gyaru no Brasil, Ranyelle Abreu sentiu-se confortável ao dizer que 'faz' Hime Gyaru.

A moda Hime Gyaru se estende a objetos como penteadeira, portas coloniais, coisas antigas que possuem o designer rococó e sofisticação. Coisas que só princesas mesmo podem ter. Bom, a moda Hime Gyaru é sem dúvida a moda que mais exige de seus adeptos paciência, experiência, força de vontade e o melhor de tudo: "Dinheiro". Mas o que uma mulher não faz para se sentir uma princesa?.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI