O melhor e o pior de um homem

segunda-feira, 19 de abril de 2010

por Wanderson Duque

Crítica Incelença da Perseguida

Sinopse: O sertão nordestino abriga a história de Maria das Graças, dita como santa mas que se rebela em favor de um amor pecaminoso que desenvolve pelo filho do coronel da região. Este menino, depois de ser rejeitado na infância quando “cantava” um menina, cresce e se torna um homem de traços fortes e profundamente machista.

Como a população é pobre, ele se apodera desse fato para promover sua vingança contra todas as meninas da aldeia, possuindo-as uma a uma. Em troca, o rapaz fornece dinheiro às famílias das meninas, que veem essa troca de favores como fonte de alimento.


A única mulher que seu apetitite sexual não devora é Maria das Graças, que guarda por um ele um desejo carnal desde que o conheceu em frente à capela da cidadezinha, no meio da seca. E quando de fato a entrega ocorre promove mais mudanças do que ambos estariam preparados.

Comentários: Não havia tido nenhum contato com a obra de Silvio Gurjão até o III Iguacine. Durante a sessão , não esperava muita coisa de sua obra. Talvez pelo cansaço, talvez por falta de paciência. Mas o que ocorreu me surpreendeu. Já no ínicio, quando um senhora estranha e com marcas no rosto caregadas consigo pelo solo árido do sertão, enquanto sua voz áspera balbuciava um ou outro termo bíblico, associando-o à narrativa visual , fui pego.

Mesmo assim, nos primeiros minutos não acreditei que o filme prenderia minha atenção. Era só nordeste, povo, fome e balela. Como me enganei... O filme de Gurjão se aprimora a cada cena, nos arrebatando com as surpresas escondidas sob as primazias de uma jovem linda e encantadora. Capaz de despertar o melhor e o pior de um homem.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI