O que que o Iguacine tem

sábado, 17 de abril de 2010

por Rodrigo Caetano


Ontem foi o segundo dia do III IGUACINE no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, no Centro de Nova Iguaçu. Além da Mostra Bairro Escola, houve a Mostra Baixada e a exibição do musical “Alô, alô, carnaval!”, uma produção de Adhemar Gonzaga de 1936 restaurada recentemente.

Esse musical é protaganizado por grandes atores da era de ouro do rádio brasileiro, dentre eles a grandiosa Carmen Miranda, que começou a ficar conhecida a partir desse filme. Posteriormente, a Pequena Notável se mudou para os Estados Unidos e começou a ser a grande divulgadora da cultura brasileira através de seus filmes e canções.


“A grande espera da semana foi o ‘Alô,alô carnaval’,essa grande homenagem ao cinema brasileiro, que tem a nossa estrela maravilhosa, que é a Carmen Miranda”, diz a drag queen Vanessa du Matu, personagem interpretada pelo ator Thiago Costa. “Ela não só é um ícone gay, mas também um grande ícone para o Brasil. Uma mulher que na década de 30 revolucionou e mostrou pro mundo inteiro o que a baiana tem.”

Carmen Miranda é a inspiração de muitos transformistas e drag queens por causa de seus shows, que são totalmente coloridos e com muito brilho. E também traz boas lembranças ao público da 3ª idade, que viveu essa época do cinema em preto e branco e do teatro de revista.

Logo após a exibição do filme houve um bate papo com o professor e restaurador do filme, que contou algumas curiosidades da produção de "Alô, alô, carnaval, como a participação da voz de Adhemar Gonzaga (diretor do filme) em algumas cenas e como foi o trabalho minucioso de restaurar um filme que fundamental para cinematografia brasileira. E assim terminou mais uma noite magnífica do III Festival de Cinema de Nova Iguaçu.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI