Pelada profissional

terça-feira, 13 de abril de 2010

por Joaquim Tavares

Um campeonato disputadíssimo, jogadores de qualidade, times competitivos, uma torcida barulhenta que influencia demais, patrocínios e, por fim, e não menos importante, um campo. Quando se trata de Brasil, todos esses elementos juntos parecem nos levar diretamente a uma única coisa: o futebol. O engraçado é que não somente nos grandes campeonatos profissionais é que se encontram esses ‘ingredientes’. Pelo contrário, nos campeonatos amadores isso tudo, às vezes, é tão forte quanto numa partida de alto nível.



Surge nesse contexto com grande força e destaque a Copa Grêmio Natureza de Futebol Society Adulto, que não deixa nada a dever em matéria de emoção e bom futebol aos outros grandes campeonatos profissionais. Com 12 times participantes, esse campeonato vem resgatando o entusiasmo do futebol amador, sempre tão presente nos bairros do Rio de Janeiro. Mas há algo que impressiona: a boa estrutura montada para a realização desse evento, algo digno de grandes federações. Tudo muito bem organizado, com direito a site e tudo mais, dá uma cara de seriedade e nos faz esquecer que se trata de um campeonato não profissional organizado em Comendador Soares, na periferia de Nova Iguaçu.

Grupo A - Naja’s, Juventude, Alcir Pisos e Escola Britam Elias.

Grupo B - Potyguara, Tintas Kar, Santa Clara e Auto Escola Dela Obra.

Grupo C - Armagedom, Reykon Peças, Os Incansáveis e L - Pertulino.


Na foto acima: Carlinhos e Flávio Sinno


“Tenho muito orgulho disso aqui!”, essa é a primeira fala do discurso feito pelo presidente do Clube Grêmio Natureza, Carlos Francisco Vieira de Assis, de 61 anos, ou simplesmente Carlinhos, como é conhecido. O clube está em atividade há 20 anos servindo de escolinha e também recebendo muitos campeonatos como esse. “Conversamos há uns dois meses e organizamos tudo direitinho para a realização desse campeonato. E ainda virão outros”, completa Carlinhos, que já foi treinador de muitos jogadores que estão participando do atual campeonato.

Mas isso não é mera coincidência. Muitos trabalharam para que esse nível se mantivesse. Existem muitos organizadores sérios, assim também como patrocínios, por trás do acontecimento. “Já trabalhamos há cinco anos por toda a Baixada Fluminense, sempre com eventos esportivos”, conta o organizador do campeonato Flávio Sinno, que confessa já estar planejando outro campeonato, só que dessa vez, na classe Master (o popular ‘Veteranão’). Flávio também é autor do site onde os resultados do campeonato são divulgados (www.sinno.com.br)

Muitos participantes desse evento esportivo já foram jogadores profissionais. Não fica difícil de ter certeza disso quando se assiste aos jogos, sempre emocionantes e disputadíssimos, com lances magistrais que deixam qualquer fã do esporte boquiaberto! “Eu jogo no Grêmio Natureza desde muito cedo, aqui eu aprendi o que é futebol mesmo”, afirma José Carlos da Silva Júnior, jogador do Naja’s F.C. Mais conhecido como Zé Carlos, esse jovem de 21 anos já jogou vários grandes torneios por muitos clubes (Esporte Clube Iguaçu, Nilo, Mangueira e Portuguesa, entre outros), mas confessa que um campeonato amador não deixa nada a dever para um profissional. ”Pode me entrevistar no fim do campeonato, tenho certeza que meu time vai ser campeão”, provoca Zé Carlos.


Por um momento, todas as tardes de sábado no período entre 20 de Março e 24 de Abril se tornam o foco principal de muitos amantes desse esporte que tem uma magia única e que mexe com o brasileiro como poucas coisas no mundo. Esquece-se um pouco do seu time de coração, deixam-se de lado as transmissões de TV e rádio. Quando começa um jogo desse campeonato, o resto é resto!

1 Comentários:

Anônimo disse...

Interessante esse artigo, é incrível o número de "peladas" que temos pelo Rio de Janeiro...o melhor foi saber o nível de organização que é implementado nesses campeonatos. Parabéns

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI