A Saudade é um Filme Sem Fim

sábado, 17 de abril de 2010

por Dannis Heringer
Quando o Diretor Rafael Almeida foi chamado para o IGUACINE ficou surpreso e bastante feliz, "Não conhecia o Rio de Janeiro, e cai diretamente na Baixada Fluminense, tô adorando, uma experiência formidável". Após seu curta monstrado na amostra competitiva, Rafael de Almeida, conta um pouco como foi sua expectativa sobre seu filme.

O curta conta sobre experiências que ele teve, sendo que de uma forma indireta, não usando de quaisquer forma imagens, videos, que sejam dele ou de sua familia "Na verdade é um curta experimental, conto histórias de outras familias focando em outras experiências que já tive". conta Rafael. As imagens exibidas no curta são de arquivo e de origem desconhecida.

O pequeno diretor que já ganhou prêmios como: Curtacom 2009 - V Festival Universitário de Curtas 2009 e Mostra Nacional de Cinema e VideoUniversitário Mato Grosso 2009, conta que a ideia era de mostrar algo além do que é o sentimento saudade. E diz mais: "O filme não é para ser entendido e nem ser análisado e sim para sentir". diz o jovem Goiano.

Existem imagens sobrepostas dentro do texto e que faz parte de cartas e e-mails que ele foi mandando quando estava fora de sua cidade e diz: "O vídeo acaba sendo bastante intimo, apesar de não conter eu, ou imagens relacionadas a mim, minha familia, meus amigos ou de antigos amores", e complementando diz mais: "Essas imagens que dialogam com outras imagens mesmo não sendo minhas, são imagens que estão dentro de mim".

E para terminar, comenta sobre um projeto em sua cidade que apesar de ser bem menor que o IGUACINE, acaba tendo a mesma ideia, é um Festival de cinema que se chama "Miau, Mostra Internacional de Audiovisual Universitário". Não existe frieza nesse tipo de Festival, ele ratifica "Conhecemos a pessoa em algum dia. E então fica parecendo que é um encontro onde todo mundo já se conhecia a anos, dando a ideia de uma coisa combinada."

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI