Seduzidos pela imagem

segunda-feira, 26 de abril de 2010

por Jéssica Oliveira 

Ontem, dia 20 de abril, o Iguacine encerrou sua programação no Espaço Cultural Sylvio Monteiro com a Mostra Bairro-Escola para os alunos das escolas municipais Austregesildo de Ataíde, Herbert Moses, Flor de Liz, Janir Clementino Pereira, Professora Anna Maria Ramalho, Maximiano Ribeiro da Silva, Ivonete dos Santos Alves, Jaceruba e Caíque Coco. Mas além da pipoca e do suco servido a eles, a equipe do Iguacine também lhes reservou uma outra atração, que ficou por conta da compainha de teatro Tapetes Contadores de Histórias, representada pelo ator e contador de histórias Warley Goulart.



Nascido em Volta Redonda, Warley, 33 anos, é formado em Teatro pela UniRio e trabalha na companhia há 12 anos. Segundo ele, a técnica de contação de histórias, usando um tapete como cenário, é oriunda do artesão francês Tarak Hammam, que vinha ao Brasil com a renda arrecadada pelos contadores em suas apresentações. "A maior parte do dinheiro que a nossa companhia arrecadava, era apenas para trazê-lo pra cá. Ele adorava o Brasil", conta.

Sedutora
O tapete usado para ilustrar a história contada ontem, segundo Warley, foi confeccionado à mão no Peru e faz parte do acervo da compainha que conta com cerca de 50 tapetes diferentes, que rodam o Brasil e o mundo em suas temporadas de apresentação. Para o jovem ator, essa técnica é um auxílio visual ao espectador, que além de ouvir a história, consegue visualizar de uma forma mais direta a ideia do conto. "A imagem é uma coisa muito sedutora", acredita.

O tapete contador usado na apresentação para as crianças do Bairro-Escola na tarde de ontem, contou uma história do escritor Luís da Câmara Cascudo, que, diga-se de passagem, não foi uma grande novidade aos alunos, já que, nas oficinas culturais realizadas no horário integral no munícipio, os contos do autor são muito usados. Sendo assim, o que mais os impressionou foi, realmente, a ilustração do tapete contador. "Eu gostei muito da história, porque o tapete ajuda muito a entender o que ela conta", diz o aluno Matheus Santos de 9 anos.

Warley ainda conta que a compainha Tapetes Contadores de Histórias realiza oficinas sobre o assunto, ensinando sua arte àqueles que se interessarem, bastando apenas uma inscição no site para receberem notificações das próximas aulas, além da programação das apresentações dos contadores.

2 Comentários:

Anônimo disse...

lindo. =]
linda. xP

Obrigada. =]
Obrigada. xP

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI