Sincretismo feminino

quinta-feira, 29 de abril de 2010

por Larissa Leotério


Com pouca luz e muita expectativa , começam a cantar as “Mulheres de Jorge”. Ainda que seja muito parecido com uma ‘releitura’ das “Mulheres de Chico”, as de Jorge estavam para a abertura das festividades anuais da Igreja de São Jorge.

Segundo o padre Davenir, o projeto já era bem antigo, mas só pôde acontecer esse ano por conta de patrocínios. E a espera foi muito válida. O trio composto por Tereza Onã, Cyda Matos e Haoa Afrânio faz um tributo ao santo guerreiro com músicas populares brasileiras. Por conta do seleto repertório, todo o público canta junto músicas como “Líder dos Templários”, “Canto pra Ogum”, “Domingo 23” e “Tava Por Aí”.



Quem viu tudo saindo certinho, não imagina o nervosismo das moças. O instrumentista Junior Domingues, que também é integrante do grupo Pimenta do Reino, conta que a banda foi fundamental para acalmar o trio. “Elas chegavam aos ensaios e observavam os detalhes desde as duas da tarde. Pra aliviar a tensão, só mesmo muito exercício de voz e copos d’água”, brinca.

Além do show que as moças deram com suas belas vozes, o público também pôde apreciar as imagens do VJ Paulo China, que diz ter adorado trabalhar no show. “Fiquei meio confuso pelo repertório, mas acho que ficou bacana”, conta China. Ele se refere às canções ligadas ao sincretismo religioso do candomblé entre o santo guerreiro católico e Ogum.

O espetáculo, que esteve no Espaço Cultural Sylvio Monteiro de 8 a 10 de abril, promete continuar no SESI, com a produção de Cláudio Nogueira. E as festividades em homenagem ao santo continuam a partir do dia 18 com missas, shows e espetáculo teatral e só param no dia 25.

Salve Jorge! Ogum Iyé!

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI