Tem boi nos pontinhos

terça-feira, 13 de abril de 2010

texto por Hosana de Souza e Jéssica de Oliveira//foto por overmundo

"Nós vamos dar aula de teatro com arte circense para os alunos da FATEC, do Monteiro Lobato e outros que forem moradores de Nova Iguaçu." Esta fala lhe soa familiar? Em outubro do ano passado, o CULTURA NI entrevistou, durante a 3° Conferência Municipal de Cultura de Nova Iguaçu, o artista multimídia Mozart Guida, durante a qual fez este discurso sobre o próximo projeto da ONG “SOMOSAARTE”. Seis meses depois, Mozart convida todos a assistirem ao espetáculo que selará a culminância das oficinas realizadas ao longo do semestre: O Alto do Boi Bumbá.


Assim como prometera Mozart, os alunos da FAETEC e da Escola Municipal Monteiro Lobato receberam as oficinas de Teatro com Linguagem Circense. “Agora, apresentaremos uma peça para todos os públicos, o que se encaixa bem no trabalho da ONG, que atende a todos sem distinção”. Além de atender às escolas com que a ONG se comprometera ao se tornar Pontinho de Cultura em setembro de 2009, a "SOMOSAARTE" acolheu todas as pessoas interessadas, oferecendo-lhes as opções de participar da turma de TLC, de roteiro ou de luz e som.

As primeiras oficinas, previstas inicialmente para os meses de outubro e novembro, invadiram os dois primeiros meses das férias escolares. “O primeiro curso foi uma introdução básica nas férias, depois o estudo da peça 'O Avarento' de Moliére e agora com essa base, montamos 'O Alto do Boi Bumbá'”, conta Mozart, ao ver o número de 20 alunos inscritos saltar para na turma formada em março, no reinício do ano letivo. “É complicado, mas não é nada impossível ou que vá parar o nosso trabalho”.

Segundo Mozart, os horários das oficinas são bastante flexíveis. “De segunda a quinta-feira, das 13h às 17h. Nós permitimos que eles venham em todos os horários”. Ele ainda diz que esta maleabilidade acontece devido à carência de estímulos artísticos na Baixada Fluminense, que acaba por incentivar o trabalho do SOMOSAARTE.

O espetáculo 'O Alto do Boi Bumbá', criado pela ONG há 10 anos, sofreu várias modificações para se adaptar à estrutura imposta pelo nova realidade do grupo. A estreia será no dia 15 de abril, na FAETEC – João Luís do Nascimento, com espetáculos às 16h e às 18h. “Nós do SOMOSAARTE convidamos a todos! Mas estamos aceitando uma colaboração de R$ 5 para podermos filmar a peça e fornecer aos alunos uma cópia para que sirva de material (registro) ou lembrança”, pontua.

No dia 17, os lugares na plateia já estarão reservados aos pais dos alunos – mas quem sabe não sobra um? Apareça! A partir daí, o espetáculo estará em cartaz por toda a cidade: no SESC, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, nas escolas do município e nas praças públicas. É só ficar de olho na programação.

1 Comentários:

Anônimo disse...

Eu estive lá e foi incrivel. Lindo mesmo!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI