Torcidas organizadas

sábado, 17 de abril de 2010

por Renato Acácio



A Mostra Baixada mobilizou grandes torcidas na noite de ontem no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. É que as equipes de produção estava de olho nos R$ 1 mil do júri popular. Para tentar garantir o prêmio, algumas torcidas adotaram táticas de guerrilha bem interessantes. A mais notável sem dúvida foi a do filme “Que vai ser?” do diretor Getúlio Ribeiro. Idealizada pelo estudante de cinema, produtor e ator do filme Vitor Lopes, de 24 anos, a claquete do filme coloriu o dia com vários balões de gás hélio vermelho, marca registrada do cartaz de divulgação do curta-metragem. “Estamos tentando promover o filme há muito tempo, através da internet e chamando os amigos e familiares", conta Vitor, que trouxe o maior número possível de amigos e toda a sua família para a exibição do seu filme e fazer volume na votação. "Os balões são só para todos entrarem no clima e também ganharmos simpatia de quem ainda está indeciso”.


Outro filme que trouxe bastante torcida foi o “Queimado”, produzido pelo grupo Cine Clube Mate Com Angu, de Duque de Caxias. Chegou-se a falar que eles trariam um ônibus lotado para o evento para dar um reforço para o filme na Mostra Baixada, mas não passou de boato. Mesmo assim, o filme junto com o filme “Que vai ser?” é um dos favoritos a levar o prêmio na noite do dia 18 de Abril, quando acontecerá a apuração dos votos. Já “O Mendigo”, do diretor Ricardo Rodrigues, trouxe ao Iguacine pelo menos dois torcedores fantasiados de mendigos, numa clara referência ao personagem principal do filme.

Durante a exibição dos filmes, que lotou o auditório do espaço cultural Sylvio Monteiro, os expectadores foram advertidos de que não poderiam deixar o teatro, caso quisessem votar. A torcida continuou do lado de dentro. Não foram raros os gritos e outras formas de manifestações em favor do filme preferido das respectivas torcidas. Ao final de cada apresentação, a expressão e reação do público chegava a ser ensurdecedora. No final de todas as apresentações, o público pôde trocar seu ingresso por uma cédula de votação. Os ingressos foram depositados numa autêntica urna, gentilmente cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral e logo após lacrada. A apuração ocorrerá na grande noite de premiação do festival, que acontece no domingo. Até lá as torcidas podem fazer sua bagunça em prol dos seus favoritos. É esperar pra ver!

1 Comentários:

Anônimo disse...

Boa noite a todos, achei muito interessante poder participar desse festival.Sobre tudo em minha opinião, não deveria ter a presença do publico em relação as votações. Apenas ser considerada pelo juri.
A votação feita pelo publico, seria uma votação vã, motivo pela qual cada um votaria em seus respectivos filmes, tirando assim o valor do melhor filme.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI