Trilogia do Cavi: parte III - "O último filme é sempre o melhor"

terça-feira, 20 de abril de 2010

por Josy Antunes

"Eu estou curioso pra ver lá no Iguacine. Não sei se vai estar cheio, por ser uma segunda-feira", lançou, sem muitas expectativas, Cavi Borges, um dos diretores de "Vida de balconista", exibido ontem à noite na III edição do Festival de Cinema de Nova Iguaçu. Como já era de se esperar, o palpite feito na última sexta-feira foi brutalmente esmagado pela gigantesca fila formada no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, pouco antes da sessão se iniciar, às 19 horas. Esmagados também foram comentários existentes de que o sucesso do filme se deve ao glamour e à projeção atuais de Mateus Solano, devido a seus trabalhos na Rede Globo: dentre os 40 primeiros espectadores da fila, apenas seis vinham com interesse específico em ver o protagonista, agora global. Dez deles alegaram a presença por amor ao cinema - entre eles estavam cinéfilos e realizadores. E o maior grupo, de 24 pessoas, declararam que o que as motiva é a realização do Iguacine e que, seja por curiosidade ou fidelidade, esse era o único e real motivo de suas presenças.

Houve ainda casos curiosos, sintetizados em frases dignas de serem lembradas: "O último filme é sempre o melhor", definiu Felipe Dias, que trabalha no prédio ao lado do Espaço Cultural, alegando sempre comparecer no festival somente na última noite. Os dois amigos que o acompanhavam não conseguiam deixar de achar graça da tese do amigo, que acabara por convencê-los a também prestigiar o evento, sem mesmo ter conhecimento do filme que seria exibido. Logo atrás do trio, a fotógrafa Marcele Pontes recebia o carinho e felicitações de seus amigos, em comemoração a seu aniversário. "Eu amo o Cavi! Quero ver o Cavi!", exclamou a moça aos risos, tentando tranquilizar o marido que estava a seu lado. Já a jovem pesquisadora Eline Vieira revelou sua paixão sem medos: "Eu vim em todos os filmes da noite e estou adorando".

Com a sala de exibições lotada de espectadores ansiosos, que se espalhavam até pelos degraus do teatro, Anderson Barnabé - um dos organizadores do Iguacine -, sorteava DVD's de Cavi Borges, enquanto a equipe do filme estava a caminho. A euforia do público era tamanha, que Barnabé precisou combinar em tom divertido: "Quando o Cavi chegar, a gente finge que nada disso aconteceu". E, antes que os prêmios se tornassem pizzas, Cavi adentrou o teatro, acompanhado pelo também diretor de "Vida de Balconista", Pedro Monteiro; do diretor de arte Abelardo de Carvalho e do representante da Cia Brasileira de Cinema Barato, Paulo Silva. "Nesse filme todo mundo é tudo", disse Cavi, enquanto apresentava os amigos. Entre outras revelações cômicas sobre o filme, Cavi contou orgulhoso sobre o êxito que a obra tem feito entre os vendedores ambulantes, recomendando em seguida: "Se vocês quiserem piratear e colocar nos camelódromos de Nova Iguaçu, por favor".

Feito nos mesmos moldes da série "Mateus, o balconista", "Vida de Balconista" foi filmado inteiramente durante a madrugada do dia 23 de julho de 2008 e arrancou risadas extasiadas dos mais de 200 espectadores presentes na projeção de ontem. "Na verdade esse filme é: vontade de fazer e bons atores", simplificou o diretor Pedro Monteiro. Nos créditos finais do filme, lia-se: "Inspirado em fatos reais na locadora Cavideo", para instigação ainda maior do público, que supreendia os realizadores com a quantidade de perguntas e comentários. Além das dúvidas sobre a veracidade das cenas, Cavi explicou a estética da obra, que se utilizava, por exemplo, de filmagem com a lente grande angular, também conhecida como "olho de peixe", que resultou em diferentes interpretações do público: "Era uma possibilidade de mostrar o máximo da locadora", explicou Cavi, que também referenciou os planos de câmera em filmes de animação.

E a trilogia se finda em espectadores afoitos por conhecer a locadora, que fica na Cobal do Humaitá, em Botafogo.

Para aqueles que ficaram curiosos por saber como está hoje a única locação do filme, a Cavideo, confira as fotos: www.flickr.com/culturani

O Cavi e todas as suas atualizações cinematográficas, podem ser acompanhadas no seguinte blog: oglobo.globo.com/blogs/cineclube/
 

3 Comentários:

Tio Brega disse...

Caracaaaaa!!
Nunca pensei que tal frase causaria um impacto desse neste blog -> "Frase digna de ser lembrada".

kkkk!

O filme foi muuuito manero.
Eu nao conhecia o lado engraçado do Mateus Solano.

Será quem algum site que de pra baixar este filme?

Se tiver o curta original eu compro hein!!

Obs.: Nomes de meus amigos: Daniel(meu amigoooooo) e Jonathan(grande garoto!)
Semana supimpa aew!

Josy Antunes disse...

Na Uruguaiana tem um monte vendendo! hahaha

Tio Brega disse...

Ta falando sério??
Olha que vou lá comprar hein!!

muháhá( risada do mal )

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI