Decoração de interiores

quarta-feira, 5 de maio de 2010

por Jéssica de Oliveira


"A poesia está na vida, é vivencial. É expressão. É propôr que as pessoas vislumbrem o simples, que muitas vezes passa despercebido, mas que tem uma mensagem poética gigantesca, além de estar dentro de todas as possibilidades sensoriais", pontua Henrique Souza, poeta que aos 46 anos lança seu primeiro livro de poesias, Encantos do Ser.

Aos 14 anos, Henrique trabalhou em uma fábrica de guarda-chuvas, onde, curiosamente, teve seu primeiro contato com a poesia. "O barulho das máquinas era imenso, o que tornava impossível a comunicação entre pessoas, porque não se ouvia a voz do outro. Então, já que ninguém me ouvia quando eu falava, passei a conversar comigo mesmo e a construir pensamentos, escrevendo-os posteriormente em formas de poesias".



Para o poeta iguaçuano, o livro é a síntese de uma vida inteira, onde se reúnem pensamentos, organizados em seis partes, erguidos sobre a base dos cinco sentidos que o ser humano possui - audição, olfato, paladar, tato e visão. As poesias contidas no livro mostram o que o autor conceitua como ser - o ser sendo parte, sendo afeto, sendo tempo -, introduzido pelo primeiro capítulo Cortina dos Sentidos, concluindo sua obra com o capítulo Os Encantos do Ser.

Além de tratar dos sentidos físicos individuais, Henrique também correlaciona essa sensibilidade com o "sexto sentido". Segundo ele, mesmo que um indivíduo careça de um dos cinco sentidos, ele é capaz de comunicar-se com o mundo através de outros sentidos, como a intuição, por exemplo. "Eu vejo o sexto sentido como a plena união de todos os sentidos que o homem tem".

O processo de publicação do livro, que será lançado na próxima quinta-feira, 06 de maio, às 19h, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura Escritor Antônio Fraga. Para sua grande noite de autógrafos, Henrique está preparando uma performance artística para receber seu público, que consiste em uma estrutura que apresentará, em módulos, o primeiro capítulo do livro, de forma que os convidados vivenciem sua proposta poética. "Cada módulo estará organizado de forma que, quando a pessoa os adentrar, se veja interligada a um dos cinco sentidos do ser humano, que por fim, os conduzirá ao sexto sentido", revela.

Henrique Souza dedica seu livro à amiga Marcia Margarida, que conheceu na época que cursava Ciências Sociais na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele conta que a estudante de Decoração de Interiores, da Escola de Belas Artes da Universidade, foi figura essencial em sua descoberta da beleza interior, ao tempo que ele próprio desvendava seu eu artístico. Henrique ainda ressalta os múltiplos sentidos do termo "decorar interiores", fazendo analogia ao interior pessoal do indivíduo. "A vida é repleta de muitos sentidos".

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI