A justiça que foi injustiçada

domingo, 23 de maio de 2010

por Mayara Freire


Na noite da quinta-feira, dia 21, em um dos dias de apresentação do Quinto Circuito Mix de Esquetes, realizada esta semana na Casa de Cultura Sylvio monteiro, uma delas chamou atenção do publico. A esquete “Sociedade Hipnosia”, foi apresentada por duas jovens. Depois de humor, tragédia, reflexões sociais das demais, esta entrou no palco e chocou com seu texto subjetivo e objetivo. Com um foco de luz central, uma menina vestida da bandeira do Brasil, com uma venda branca nos olhos e uma camisa de força foi lançada ao chão. Interpretada pela jovem Larissa Tonoli, de apenas 18 anos, que também escreveu o roteiro e dirigiu, ela representou a deusa da justiça Têmis. Com uma forte crítica à política brasileira, a esquete contou com outra atriz, Thaiane Cristina, 17 anos, que interpretou a Déspota, uma governante.

No texto, muito comovente, é possível analisar como a justiça está realmente cega e a situação dos políticos corruptos que se aproveitam do país de maneira a subsidiar benefícios em lucro pessoal sem serem condenados. Depois de tirar a venda, Têmis recebia da Déspota várias doses de morfina e comentava a situação do brasileiro e a falta da verdadeira justiça no Brasil. Os diálogos fortes e bem escritos, além do texto impecável, chamou atenção pelas analogias, como comparar o senado com um chapéu virado para baixo e outro para cima.

O público pareceu não compreender todas as mensagens das cenas. Segundo a atriz e diretora Larissa Tonoli, moradora do Méier, ela escreveu a esquete em apenas uma noite. “Foi meu primeiro texto que encenei no palco. Estudo teatro e resolvi participar do circuito. Pode não parecer, mas não gostei tanto do resultado, pois havia ainda outro personagem de um ator que não pode comparecer. Tive que improvisar em uma hora antes da apresentação com a Thaiane, que nem ao menos estava convidada para ser a atriz. Ela seria a contra regra e teve que decorar o texto neste meio tempo”, comentou. Apesar disso, a esquete foi uma das melhores da noite. E ao parabenizar, Larissa, disse educadamente: “Obrigada pelo reconhecimento, mas não era para ter sido desta forma. Gosto mais de críticas, pois elas nos fazem aprender mais para se analisar e não errar mais”.

A esquete surpreendente foi representada por umas das atrizes mais jovens de todo o circuito e não deixou de receber considerações de quem gosta de críticas sociais e textos subjetivos. Além disso, o circuito foi realmente um sucesso em Nova Iguaçu. O teatro lotado, risos e aplausos, foram cativantes para o resultado final de um município que cultiva a cultura.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI