No meio do caminho

terça-feira, 18 de maio de 2010

por Hosana Souza e Francisco Valdean





Desde o ultimo dia 20 de março o Itáu Cultural homenagei com uma exposição um dos maiores artistas brasileiros Hélio Oiticica. A exposição terminará essa semana, e quem tem a oportunidade de estar em São Paulo, não pode deixar de conferir um pouco sobre esse artista que via o papel do ser humano sobre o mundo de uma nova maneira.

Com obras que o autor nomeou como Penetráveis a mostra recebeu o nome de “O Museu o Mundo”, sendo dividida em seis partes está espalhada pela cidade de São Paulo. Tendo a curadoria de Fernando Cocchiarale e César Oiticica Filho, as obras de Hélio misturam ações e sentidos, sendo construídas para serem vivenciadas. O criativo autor que faleceu na década de 80 revolucionou o Brasil com seu jeito de fazer arte; a grande marca de suas inovações foram os “Parangolés”, pinturas vivas e ambulantes a qual o autor se referia como: “A Antiarte Ambulante”.
Uma das obras penetráveis de Helio Oiticica pode ser encontrada aqui no Itáu Cultural – Avenida Paulista, 149. A obra aqui encontrada é composta por inúmeros fios azuis de plástico e esta localizada no hall de entrada, mais exatamente na porta. “Imagine um monte de fios instalados no meio do caminho. É possível entrar, contudo é meio estranho e incômodo”, comenta Francisco Valdean, “Mas o artista é incomodo e incomoda”, conclui o fotografo; que registrou sua experiência com um celular e compartilha conosco através do vídeo abaixo.


 

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI