A nova cara da Igreja

quarta-feira, 26 de maio de 2010

por Jéssica de Oliveira

Sábado à noite é dia de sair, namorar, dançar, conhecer gente nova, beber... Comportamento típico da juventude atual. Mas no último sábado, o ponto de encontro de uma galera lá de Comendador Soares foi outro: a Paróquia São Francisco de Assis.


Às 21h, um grupo de jovens já estava reunido na igreja, preparando-se para o início da Vigília de Pentecostes, que começaria às 22h e só terminaria às 6h30 do dia seguinte.

No catolicismo, Pentecostes é 50° dia após a Páscoa, onde se comemora o envio dos sete dons do Espírito Santo de Deus aos apóstolos. Nesta noite, a igreja se reúne e celebra este acontecimento, eternizando-o e revivendo o que os discípulos de Cristo viveram há mais de dois mil anos.


Todos os anos, a noite é repleta de oração, bênçãos e entrega espiritual, mas além de tudo isso, este ano a juventude mostrou que muitas vezes os "adultos" erram ao lhes colocarem o rótulo de "quem não quer nada com a igreja", provando com seu comparecimento em peso e sua participação animada e dinâmica. "Essa é a terceira vigília em que eu venho e está sendo a melhor. Nunca houve uma com tantos jovens", afirma Eduardo Veronese, 18 anos, vice-coordenador do Grupo Jovem da Paróquia. "Esta é a nova 'cara' da igreja", finaliza, referindo-se à inovação que o jovem traz, como a dança, o teatro e as músicas agitadas, que foram apresentadas durante a noite.


Há alguns meses, o Grupo Jovem vem trabalhando para provar que ele merece respeito e confiança na comunidade cristã e já está obtendo alguns resultados: "Eu amo os meus 'velhinhos', mas quando eu vejo os jovens atuando na igreja é muito bonito. Eles têm uma energia diferente da dos outros grupos pastorais daqui", relata Ana Claudia Santos, 43 anos. O Pároco da Paróquia, Geo Max, concorda com Ana Claudia. "Ter jovens na igreja é muito importante. Apoiá-los e ajudá-los a caminhar é mais ainda".

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI