Livres Dimensões

quarta-feira, 19 de maio de 2010

por Hosana Souza e foto por Francisco Valdean



Imagine-se como um artista e ativista cultural que leva seu projeto para alguma área necessitada; contudo, por mais que seu projeto auxilie o desenvolvimento da região, você estará entrando em conflito com algum poder, alguma política. Logo, alem dos problemas naturais de desenvolver o seu trabalho você ainda estará correndo risco de vida, o que fazer? Foi pensando nesse tipo de situação que há dez anos foi criada a ONG Free Dimensional.


Esse revolucionário projeto nasceu graças a alguns sonhos do nova iorquino Todd Lester, que também comanda e divulga a instituição. “Durante trabalhos e viagens eu observava que grandes empresas que militavam por alguma coisa, por diversas vezes estão ligadas ao que elas mesmas se propõem a combater”, conta Todd, “E também durante essas viagens eu conheci artistas que lutavam e gritavam sozinhos, correndo riscos; decidi então que iria ajudá-los”.

A ONG tem um trabalho itinerante somando a arte e a cultura com a luta pelos direitos humanos alcançando este ano 70 países. O grande ideal da Free Dimensional é poder colaborar e principalmente proteger, as ações e os artistas que as desenvolvem. “Muitas vezes um artista pode trabalhar melhor do que um jornalista nas divulgações e nas lutas. Nós incomodamos muito mais”, diz Todd Lester, explicando por que muitas vezes atividades artísticas são as mais complicadas de serem desenvolvidas.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI