Mais uma dose

segunda-feira, 31 de maio de 2010

por Lucas Lima e Tony Prado

O "Cinebar" é um clube de cinema com temática LGBT. Como o horário das mostras que ocorreram no Espaço Cultural Sylvio Monteiro nos anos de 2008 e 2009 era proibitivo para as pessoas que trabalham no horário convencional, o grupo 28 de Junho resolveu produzir um cineclube onde as pessoas pudessem assistir a um filme com temática LGBT como se estivessem em um bar.


O evento aconteceu no espaço Na Encolha, em Nova Iguaçu, na última sexta-feira, a partir das 22h. Por causa da chuva que caiu, a primeira edição do Cinebar começou com alguma tensão, pois seus organizadores acharam que o mau-tempo afastaria o público. Para surpresa deles, no entanto, a expectativa não se confirmou. Com muita animação, ao ritmo de "embalos de sábado à noite", muita música animada, acompanhada de diversão, fez com que o Cinebar ja deixasse um gostinho de "quero mais" para a próxima edição.

Entre as atrações do evento, houve a apresentação de Drags e a exibição do filme Stonewall, longa britânico de 1995, dirigido por Nigel Finch. O filme narra os distúrbios que ocorreram no bar Stonewall Inn, frequentado por transexuais, no dia 28 de junho de 1969, quando a polícia de Nova York irrompeu no lugar e começou a prender todo mundo. A resistência de alguns a serem levados pela polícia produziu uma batalha campal, que teve um morto e muitos feridos. A partir desta data, em todos os 28 de junho se celebra em todo mundo o Dia do Orgulho Gay (que agora se chama Dia do Orgulho LGBT).

O Grupo 28 de Junho deixou sua marca na noite fluminense e promete a realização de novos eventos, já que, além do tema cultural, o Cinebar foi a festa de aniversário do grupo, que foi fundado em 6 de maio de 1992 e vem atuando na área assistencial oferecendo serviço jurídico, na área de saúde com a distribuição de preservativos e acompanhamento de saúde. Possui o título de utilidade pública Municipal desde 1995. Foi um dos grupos fundadores da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis, a ABGLT.

Um fator curioso é que grande parte dos convidados presentes não tinha ligação com o movimento GLBT, mas entraram no clima e participaram entusiasmados do evento. Além disso, o grupo organizador disponibilizou cartilhas sobre direitos dos cidadãos e procedimentos previdenciarios, um dos grandes fatores discutidos a cerca de casais gays. Como mais um ponto de cultura e diversão, o Cinebar deixou marcada, tantos nos produtores quanto nos convidados, a alegria unida à cultura e informação, trazendo mais uma opção, sem preconceitos, para os fins de semana de curtição em Nova Iguaçu.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI