Quem não tem problema com droga?

segunda-feira, 17 de maio de 2010

por Nany Rabelo

Quando uma platéia vai ao teatro assistir a uma peça, não vai pensando que aquilo pode mudar a vida dela, ou marcá-la de uma forma profunda. Também não vai pensando que está lá para aprender alguma coisa com os atores e o tema central. Ah, vai sim. Você sabe o que é o Teatro Institucional?

Jitman Vibranovski e Paulo Antunes fundaram há 10 anos o Teatro Institucional, que é um tipo de teatro que visa conscientizar, mobilizar, informar e estimular o questionamento dos espectadores, para que o assunto em foco não acabe quando as cortinas se fecham, e sim que seja multiplicado pelo próprio público. É dividido em três modalidades: Teatro Debate, Teatro Itinerante e Teatro Revelador. E pode ser apresentado em qualquer espaço disponível, desde teatros e auditórios até refeitórios e plataformas em alto mar, como eles já fizeram.



O Teatro Debate inclui uma peça que dura cerca de 45 minutos e foca um tema polêmico e de difícil abordagem, como drogas, alcoolismo e outros problemas sociais, e é seguida de um debate onde técnicos especializados no assunto fazem um trabalho de disseminar a informação e integrar o publico com o tema.

O Teatro Itinerante é uma sequência de esquetes, de cerca de 10 minutos cada, onde os atores ‘andam’ pelas dependências da empresa, ou local onde estão se apresentando, levando a informação diretamente ao público de uma forma bem dinâmica.

O Teatro Revelador é sobre um tema proposto pela empresa ou escola onde será apresentado e funciona como uma palestra interativa sobre o tema intercalada com esquetes dinâmicas para o público.

O grupo, formado por atores como Hamilton Motamendes, Cristina Guimarães, Malu Calixto, Fernanda Caetano, Adalberto Nunes, Erick Burdon, Adriana Oliveira, Mônica Ramalho e os próprios Paulo e Jitman, já se apresentaram em mais de 60 espaços, com mais de 700 apresentações para cerca de 140 mil espectadores.

Em 2004, foi lançado o livro Quem Não Tem Problema Com Droga, escrito também por Paulo Antunes e Jitman Vibranovski, que contém o resumo dos quatro anos de trabalho, com a sinopse das peças mais trabalhadas e das principais questões abordadas nos debates, uma forma de aumentar ainda mais o alcance do projeto.

A peça Droga!... Que pesadelo! , considerada um dos carros-chefe da companhia, também está no livro. O Teatro Institucional possui várias outras peças como Tô Cinza, De Repente, Saideira, Mulher é tudo, Excelência Gente, Vale a Pena, Natureza é Gente, Compulsiva, eu? e muitas outras.

A companhia já se apresentou em locais como Vale, SESC, SESI, Caixa, Petrobras, Brasco, Academia de Policia do Rio de Janeiro, Fundação Bradesco, IBGE, entre muitos outros. No site www.oteatroinstitucional.com.br existem mais informações sobre a Companhia, a arteterapia, suas peças e seus clientes.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI