Viciados em teatro

sexta-feira, 7 de maio de 2010

por Tony Prado

Ontem à noite, a Vila Olímpica de Nova Iguaçu recebeu com aplausos a apresentação de abertura do 5º Circuito Mix de Esquetes, uma produção do Projeto Cultural F.A.M.A. (Fábrica de Atores e Materiais Artísticos). Mas, o que é esquete?

Esquete, pra quem não sabe, é o termo utilizado para se referir a pequenas peças ou cenas dramáticas, geralmente cômicas, geralmente com menos de dez minutos de duração. O espaço FAMA está realizando o concurso Circuito Mix de Esquetes para incentivar a criação artística teatral, bem como ampliar o público teatral de Nova Iguaçu.



A abertura foi cheia de lições, cores e alegria. O grupo surpreendeu a todos com a entrada inusitada da companhia pelos portões da Vila Olímpica de Nova Iguaçu, com tambores, saltos, trazendo o autêntico teatro de rua, fechando-se em círculo com seus personagens ganhando vida e interagindo com o público. O grupo abordou temas cotidianos como poluição, preservação e consciência ambiental, política, comportamento, música, com muita irreverência e alegria.

É a quarta edição do projeto, cuja competição começa na próxima sexta-feira 14 de maio e se estende por todo o fim de semana, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. No fim de semana seguinte, uma nova bateria de esquetes ocupa o teatro da casa da Rua Getúlio Vargas. Estão concorrendo as seguintes esquetes, todas elas escritas, dirigidas e interpretadas pelos participantes do projeto FAMA: Péssimo Dia, O Jantar, Em nome da Liberdade, O amor, Desabafo, Bastidores, Das perdas que se tem, Missão Impossível e E se fosse você..., projetados pelos próprios participantes do Projeto FAMA.

"O público de Nova Iguaçu precisa ser incentivado a conhecer cultura", afirma o ator e produtor Toni Lopes, para quem o teatro é uma cachaça. "Muitos jovens são atraídos para shows musicais, em geral de funk, mas não conhecem teatro". Para o produtor, o Circuito Mix de Esquetes tenta atrair o público jovem para o teatro. "É muito difícil hoje em dia arrumar patrocinadores para o teatro. Os apoios que conseguimos geralmente são de amigos ou empresas que já participaram em outros eventos. Quando precisamos de um profissional, como uma maquiadora, por exemplo, procuramos um de nós que talvez saiba um pouco, para que possa dar algum tipo de suporte, porque é difícil bancar profissionais", diz a estudante universitária Lidiane Lima, outra viciada em teatro.

Para maiores informações o evento disponibiliza o blog www.circuitomixdeesquetes.blogspot.com.

1 Comentários:

Anônimo disse...

boa tarde.
tentei procurar na net em diferentes sites fotos de organizadores do V cirvcuito mix de esquetes, para saber o nome do rapaz que se expressou mau diante do publico que aguardava na fila para a entrada na noite de 15-05-2010,sabado, mas, fui infeliz na minha procura, onde a meta era descobrir o nome deste rapaz. Ele é moreno e alto, e no dia foi o unico que se dirigiu ao publico na fila, dizendo: " ...que não podia comer e beber dentro do teatro, não podia fotografar nem filmar dentro do teatro sem autorização(uma vez que todos os pedidos de autorização foram negados sem qualquer explicação,minutos antes do espetáculo)que se alguem fosse pego fazendo qualquer dessas coisas seria retirado do teatro, e que a preocupação dele não seria os moradores de nova iguaçu, uma vez que esses são educados, e sabem o que é cultura, o que é teatro, e proncipalmente sabem se comportar de maneira adequada dentro do espaço silvio monteiro.Pergunto eu: "o que ele quis dizer das pessoas que vieram prestigiar o evento vindo de diversos bairros do Rio de Janeiro?"
Gostaria de saber também onde vai a educação dele e principalmente a atitude dele a frente de um evento deste?
Eu sou professora formada em educação fisica e fiz 10 anos de teatro, nunca vi alguem se comportar de maneira tao imbecil e infeliz como ele!...

tudo o que ele falou, o publico foi contra, não pelas regras estabelicidas pelo teatro, mas, com as palavras e a ironia que ele se dirigiu a todas as pessoas que aguardava o espetáculo...

E uma coisa que me chamou atenção naquele dia na hora da escolha de qual grupo iria para outra face. foi que o unico grupo daquela noite que a plateia bateu palma de pé, não passou para a outra face,... me pergunto: será que querem levantar algum outro grupo. Pegou mau a escolha dos jurados, saiu todo mundo falando....
roberta duarte!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI