Com açúcar e com afeto

quinta-feira, 24 de junho de 2010

por Yasmin Thayná de Miranda Neves
A cerimônia de posse do escritor e pesquisador Écio Salles como novo Secretário de Cultura e Turismo de NovaIguaçu, começou um pouco depois das 18 h do último dia 22 de junho, no teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro. A solenidade teve como mestre de cerimônias o músico e produtor cultural Rafael Nike. Ele convidou os professores, secretários e líderes dos movimentos sociais que foram saudar o novo secretário.

A primeira a dar boas-vindas ao novo Secretário de Cultura foi a poeta Ivone Landim. A presidente do Conselho Municipal de Cultura lembrou que, nos dois anos e meio em que foi o braço direito do ex-secretário Marcus Vinicius Faustini, Écio Salles conseguiu uma das mais difíceis proezas para um homem público. “Muitas pessoas falam em afeto. E é difícil que as pessoas passem um cargo e continuem como afeto de antes. E o Écio sempre teve em primeiro lugar o afeto e o respeito.”

Representante do Minc no Rio de Janeiro, Ana Lúcia Pardo também lembrou o modo afetivo com que o novo secretário trabalha. “Écio, a sua tribo é aqui na Baixada”, declarou. Por sua vez, o secretário de Comunicação Social Eduardo Ascoli, que foi à solenidade para garantir o apoio à gestão de Écio Salles, ressaltou que a comunicação e a cultura precisam andar de mãos dadas.

A secretária de Educação Dilcéia Quintela estava ali para retribuir a presença de Écio Salles na sua posse, mas não esqueceu a importância da parceria selada pelo programa Bairro-Escola entre a Cultura e a Educação. "Juntos, podemos mostrar a riqueza cultural da Baixada Fluminense", afirmou a secretária. Já o secretário de Cultura de Queimados Garré Bragança lembrou a parceria entre as duas cidades por intermédio do Fórum Cultural da Baixada, mas afirmou que espera a continuidade da linha traçada na gestão de Marcus Vinícius Faustini. "Nova Iguaçu é meu norte", admitiu.

O ex-secretário Marcus Vinícius Faustini, que tem certeza de que Écio Salles dará continuidade à sua gestão, disse que a Baixada é um lugar de potência. "Omundo está mudando. Os protagonistas do mundo serão as periferias e Nova Iguaçujá produz invenção. Vamos ser protagonistas, vamos continuar a luta. Vamos dar as mãos ao Écio”, disse ele.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Para quem começou recentemente sua materia esta ótima parabéns!
continue assim!!!!

Gostaria de lembrar que a primeira a dar boas vindas ao novo secretário Sr. Écio Salles foi Arlene de Katendê, fazendo a saudação em Kimbundu: Kiuá! Uiza Kiamboté! e falando sobre a importância do Fundo Municipal de Cultura. Também senti falta de outros nomes que se encontravam na mesa, fizeram falas e não foram citados na matéria.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI