Digital relâmpago

quinta-feira, 24 de junho de 2010

por Vinícius Tomás


Cinema e fotografia, artes conecetadas. Na quinta-feira,17 de junho, em um evento que uniu cinema e fotografia, o Cineclube Digital exibiu o clássico independente Down by Law, de Jim Jarmusch, no amplo e bonito teatro do Sesc. Os integrantes do Fotoclube Baixada também expuseram seus trabalhos. ”Sempre temos uma intervenção artística nas edições. Íamos exibir um filme conhecido pela fotografia e por isso achamos bacana ter também uma galera ligada à fotografia”, disse Bruna Sanches, uma das organizadoras do cineclube.


A sessão começou com um pequeno atraso, o que não desanimou os presentes, muitos deles do Fotoclube, que aguardavam passeando pela galeria anexa ao lobby aonde estavam expostos os trabalhos fotográficos. Após o filme, os fotógrafos se reuniram para confraternizar e apresentar seus trabalhos.

O Cineclube Digital se firma como um dos principais da Baixada, destacando-se a curadoria,sempre com interessantes filmes do acervo do SESC e da Programadora Brasil."A gente tem um grupo de trabalho que se reúne periodicamente, de preferência com bastante antecedência, para ver o que seria legal para a próxima edição, se vamos exibir curtas ou um longa", conta Bruna Sanches. "Só então então pensamos em convidados ou em uma intervenção que tenha a ver com a sessão. Esse mês nós chamamos o pessoal do Fotobaixada."

A exposição fotográfica reuniu fotógrafos, amadores e profissionais, da região. Em geral, o grupo se reúne e exibe seus trabalhos no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu, e no Espaço Cultural Donana e sede do Sepe, em Belford Roxo. Mas dessa vez o Fotobaixada levou parte do seu acervo para o que definiram como "Exposição-relâmpago" para o SESC.

E para os aspirantes a fotografos fica o convite de Mazé Mixo, organizador do Fotoclube. "Nós queremos incorporar mais membros, que queiram fotografar com a gente. Não queremos uma superprodução, queremos gente, além da fotografia queremos fotógrafos." O Fotobaixada é para amadores, profissionais, para todo mundo que quer aprender, pra se enturmar, trocar figurinhas e fotografar. Pra achar a gente procura no orkut a comunidade “fotobaixada fotoclube” ou entrar no blogspot. A gente faz workshops, passeios fotográficos", diz Bruna Jacubowski.

A próxima ação do Fotoclube será uma palestra da fotógrafa Marizilda krupp, que trabalha no jornal O Globo. "Ela é superconceituada e superconhecida", explica Bruna JAcubowiski.

Se a sessão anterior foi dedicada a curtas europeus e essa ao cinema independente americano, para a proxima Bruna Sanches promete um foco no cinema nacional. "Vamos exibir 'Mutum', de Sandra Kogut, dia de 13 julho", promete a organizadora, para lembrar em seguida que a maioria dos filmes do acervo é nacional e por isso mesmo a programação do cineclube privilegia o cinema nacional. "Será o cinema nacional com um cenário “de raiz”, o sertão. Tanto o 'Mutum' quanto o curta que vamos exibir antes se passam no sertão."

O Cineclube Digital tem um blog (cineclubedigital.blogspot.com) e uma comunidade no orkut. O Fotobaixada também tem um blog (fotobaixada.blogspot.com )e uma comunidade no orkut. O SESC Nova Iguaçu fica na Rua Dom Adriano Hipólito, 10, no Bairro Moquetá.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI